Eu sempre tive dificuldades para gerenciar os meus potenciais clientes e isso sempre atrapalhou o meu “departamento comercial”, ainda que na maior parte do tempo o “departamento comercial” era composto apenas por uma pessoa: eu mesmo. Aposto que muitos de vocês que acompanham o blog tem o mesmo problema: recebem vários contatos de potenciais clientes e não conseguem gerenciá-los para separar o joio do trigo e verificar qual é a melhor hora de fechar um negócio.

Antes eu usava uma mescla de planilhas no Excel, controle dos e-mails por etiquetas ou pastas segmentadas e a velha agenda de papel para gerenciar os clientes que queriam contratar os meus serviços. Não é preciso dizer que essa abordagem não era nada eficiente e ainda me fazia perder clientes. Finalmente, eu achei uma ferramenta que resolveu boa parte dos meus problemas, o Pipedrive. Ainda que eu não esteja usando 100% das funções que o Pipedrive traz, ele já me ajudou a incrementar o fechamento de negócios e com certeza, seus benefícios são muito maiores que o custo de 9 euros que pago mensalmente por ele. Ah, e ele está em português, dê uma olhada!

screenshot da pipeline, no Pipedrive - imagem: pipedrive.com

A concepção do Pipedrive é a criação de vários “encanamentos”, ou pipes, em inglês. Nessas linhas são adicionadas as oportunidades, ou seja, os clientes que estão sendo trabalhados e em que ponto do funil de vendas eles estão. Quanto mais para a esquerda, mais trabalho para chegar ao ponto de fechar negócio. Essas oportunidades são vinculadas a pessoas e empresas e permitem um gerenciamento visual e bem abrangente da situação atual e futura.

lista de metas no Pipedrive - imagem: pipedrive.comO Pipedrive permite ainda que sejam adicionadas todas as conversas com o cliente através de um e-mail oculto (mas ainda não é muito prático, e só vale pras mensagens enviadas, eu espero ansiosamente pela API do software, já em testes). De qualquer forma, você pode inserir os registros das conversas e colocar anotações para orientar você e sua equipe quanto à negociação com o cliente. Sim, o Pipedrive permite múltiplas pessoas na equipe e cada uma pode ser segmentada conforme seus cargos e permissões. Você também consegue vincular valores e produtos à oportunidade e até mesmo ter um peso conforme a etapa do funil que ela se encontra, para fazer uma projeção de vendas.

Antes de chegar no Pipedrive, eu testei o Sugar CRM e não me adaptei. Testei outros softwares pagos mas não achava o que finalmente achei no Pipedrive: o apelo visual, fácil e intuitivo de usar. Acesse o site do Pipedrive e faça um test drive gratuito, o primeiro mês é grátis e eu tenho certeza que você também vai gostar.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

4 Comments

Wesllen Braga · 24/11/2012 at 15:57

Essa semana que passou iniciei o teste do Pipedrive, até agora foi a melhor opção… Também testei o SugarCRM e SALESFORCE, mas não me adaptei. O Pipedrive que vai ficar mesmo para gerenciar todo funil de venda da empresa que trabalho.

André Luis Herrera Nóbrega · 29/04/2013 at 20:56

Muito bom realmente , estamos na fase teste ainda. Mas é um ferramenta que promete!!!
A minha unica duvida é como criar um ambiente com varias filiais, onde o diretor tenha acesso a todas essas de forma que possa acompanhar os negócios online. O gerente comercial só teria acesso a sua filial.

Andre Gugliotti · 30/04/2013 at 13:26

André, não sou especialista no Pipedrive (sou Magento, hehehe), mas acho q dá pra fazer sim, combinando as várias pipelines com restrições de acesso. Qqer coisa, peça suporte pra eles, eles são ótimos em auxiliar e dar direções de como fazer as coisas no PD.

Livro: Vender é Humano | eCommerce com Magento · 12/02/2015 at 18:10

[…] meses atrás, recebi um presente do Pipedrive, o sistema que uso para gerenciar potenciais clientes, ainda na fase de prospecção e neg…. Esse presente era o livro “Saber Vender é da Natureza Humana”, de Daniel […]

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