Cometi uma gafe na minha palestra sobre Magento, no sábado, no Tchelinux, em Pelotas. Antes que a minha gafe vire hit no YouTube, eu confesso ela aqui. Isso acontece quando a gente já tem experiência em palestras, acha que sabe tudo de cabeça e deixa de usar colas em papel, em um lugar acessível. Passa também pelo fato de que meus slides normalmente não têm muito texto, pois sempre que dá, eu coloco as informações em tópicos simples ou imagens.

Pois é, na hora de explicar quais são os seis tipos de produtos que o Magento permite cadastrar, o branco tomou conta da mente e eu não me lembrei de jeito nenhum pra que servem os produtos agrupados (em inglês, grouped products). Pra não atrasar mais ainda a palestra, passei direto e não voltei no assunto no final.

exemplo da loja demonstrativa do Magento - imagem: screencastworld.comCom atraso, vou explicar então os seis tipos de produtos:

  • produto simples: é o mais básico dos produtos, que pode ser usado inclusive pra formar os dois tipos seguintes; corresponde a um produto específico, com suas características únicas. Por exemplo, caneta esferográfica cor vermelha, com tampa
  • produto agrupado: usado quando se deseja dar opções ao cliente, de modo que ele possa comprar mais de um produto. Por exemplo, canetas esferográficas, com tampa, nas cores vermelha (produto simples), azul (outro produto simples) e preta (mais um produto simples)
  • produto configurável: usado quando se quer consolidar um mesmo tipo de produto em um só, dando ao cliente a escolha por um só tipo. Por exemplo, camisetas brancas com estampa do Tux (produto configurável), nos tamanhos P (um produto simples), M (outro), G (outro) e GG (mais um produto simples)
  • produto virtual: está relacionado a serviços, ou seja, produtos que não existem fisicamente e não são enviados para o cliente. Por exemplo, instalação do software em servidor ou horas de assistência técnica online
  • produtos para download: referem-se a arquivos que serão baixados pelo cliente após a confirmação de pagamento. Por exemplo, e-books
  • pacotes de produtos: são kits, compostos por produtos simples, de maneira que o cliente possa montar o seu produto. Por exemplo, um computador, composto por processador, placa-mãe, discos rígidos, teclado, mouse, leitor de DVD e assim por diante

André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

2 Comments

Edgar · 20/05/2011 at 14:19

tenho a loja só para receber pagamentos com cartoes, visto que os produtos são escolhidos antes e a entrega é feita para cada aluno na propria escola, estou tentando mudar de produto simples com aquela etapa de checkout imensa para produto virtual que acho eu eliminará as etapas, estou certo?, quem poderá me ajudar?, além é claro o ChapolinColorado!!!!!!!!!!!!!!!!

André Gugliotti · 20/05/2011 at 17:39

@Edgar
Eu não sou o Chapolin, mas sou colorado! Torcedor do glorioso Internacional de Porto Alegre!

O produto virtual, no Magento, é usado para serviços, ou seja, itens q não terão peso e não serão despachados por transportadora ou Correio. Não me parece ser o teu caso, já q vc precisa ter a seleção de tamanhos e os dados da escola.
Pra isso o melhor jeito é o Produto Configurável ou o próprio Produto Simples q vc usou.

Ah, o produto virtual só vai eliminar a etapa do frete. As outras etapas, mesmo q se libere o cliente de fazer o cadastro na loja são necessárias. Acredite, são as informações mínimas para se fazer uma venda de qualidade e sem erros.
Boa sorte!

Comments are closed.