O Magento Commerce tem três funções que apesar de sua simplicidade causam muitas dúvidas. De certa forma, na verdade elas têm o mesmo objetivo: fazer sua loja vender mais. Essas funções são as exibições de produtos relacionados, vendas agregadas e vendas cruzadas. As imagens foram feitas com base na loja demonstrativa do Magento, ou seja,é possível conferir ‘in-loco’, clicando direto na página do produto Chair.

1) Produtos relacionados

Produtos relacionados são aqueles que são comprados em conjunto com o produto exibido. No tema padrão do Magento, eles aparecem na lateral e já trazem uma opção para serem selecionados e colocados simultaneamente no carrinho. Quando você faz a relação entre um produto e seus relacionados, deve ter em mente que eles são complementares e não uma venda de algo mais caro ou de um produto que não tenha nada a ver com o produto original.

tela com os produtos relacionados no Magento - imagem: André GugliottiSão bons exemplos de produtos relacionados uma máquina qualquer e peças utilizadas constantemente nessa máquina, um aparelho de telefone celular e uma capa ou acessórios ou um DVD Player e cabos auxiliares ou até mesmo discos com filmes.

2) Vendas agregadas

Vendas agregadas são aqueles produtos que substituirão a compra do produto exibido, ou seja, se o cliente comprar um produto exibido no espaço de vendas agregadas, ele deixará de comprar o produto originalmente visto, pois ele perderá o interesse. O maior objetivo dessa função é aumentar o tíquete médio do carrinho, fazendo com que o cliente compre um produto mais caro do que o originalmente desejado. Um exemplo para isso é a exibição de uma televisão de 42″ em uma página que apresenta uma televisão de 32″.

Vendas agregadas na tela do Magento - imagem: André GugliottiNa tela do produto, elas são exibidas abaixo da descrição completa, pois presume-se que o cliente precisa realmente estar interessado naquele produto para que possa ser convidado a conhecer um produto mais caro. Dois erros são comuns no uso dessa função: o primeiro é colocar produtos que não guardam relação direta com o produto original; o segundo é colocar valores muito diferentes do preço original. Se uma pessoa está vendo um produto de R$ 100,00, não faz sentido oferecer um produto que custe dez vezes mais.

3) Vendas cruzadas

Por último, as vendas cruzadas só são vistas pelo cliente no carrinho de compras. Apesar de ele poder ser entendido como um misto das duas anteriores, ele é usado para apresentar sugestões de produtos para o cliente, conforme os produtos que ele tenha colocado no carrinho, e é onde há mais espaço para apresentar produtos que não guardam uma relação muito próxima com os produtos originais.

Vendas cruzadas no carrinho do Magento - imagem: André GugliottiInfelizmente, as três funções apresentadas são manuais, ou seja, não tem inteligência para apresentar os produtos conforme as escolhas do cliente. Elas devem ser configuradas na lateral da página de edição do produto, vinculando manualmente quais produtos serão relacionados, quais serão alvo de vendas agregadas e quais serão objeto de vendas cruzadas.

Já há módulos que fazem isso de modo automático, mas ainda não estão suficientemente testados, além de necessitarem de um volume razoável de vendas para terem uma base de dados que permite vínculos corretos. Aliás, um cliente de porte comprou um desses módulos e está testando. Vou acompanhar a ferramenta e quando tiver uma opinião formada, faço um review aqui no blog.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

7 Comments

André Crevilaro · 31/08/2012 at 13:08

Olá André, ótimo trabalho feito aqui no seu site.

Gostaria de pedir uma ajuda sua para um erro que está ocorrendo nos produtos relacionados:

Alguns produtos fazem o check box e outros não. Aqui neste link tem o erro que está sendo feito: http://casadaspiscinas.com.br/piscinas/produtos-quimicos/cloro/cloro-pace-hth-ac-o-total.html

Você poderia por favor dar uma luz do que esteja acontecendo no processo?
Agradeço desde já a sua atenção!

Andre Gugliotti · 31/08/2012 at 13:17

André, olhando por cima, eu tenho dois chutes:
1) o produto está esgotado, 2) o código PHTML está com defeito (tema defeituoso)
Verifique um desses dois e eu peço q poste esse tipo de dúvida direto na Comunidade Magento ou Escola Magento, pq lá há mais pessoas para ajudar (aqui eu posso responder rápido, como posso até não responder cf a hora e não é por maldade). Boa sorte!

André Crevilaro · 31/08/2012 at 13:27

Puxa muito obrigado já pela sua ajuda, vou analisar estas duas opções, Até mais!

Renato Santiago · 24/02/2013 at 14:18

Olá Andre, muito bom o blog!
Preciso de uma ajuda, cadastrei produtos novos no magento, o produto relacionado e o upsells dos produtos antigos não aparecem no site, só aparecem nos produtos novos. Como corrigir isso?

Andre Gugliotti · 24/02/2013 at 19:49

Nunca vi esse erro, @Renato. Pode ser um simples reindex ou um erro comum q é ter o produto já colocado no carrinho (o q faz com q ele não apareça nos related).

Patricia Gasparini · 10/08/2015 at 14:48

André, boa tarde.
Muito bom o blog, parabéns.
Tenho uma loja virtual usando a plataforma do Magento. Todas as vezes que cadastro um produto, cadastro os produtos da venda agregada também. Porém, se depois que o produto estives salvo, eu alterar a imagem, os produtos da venda agregada somem e não aparecem mais. Tem alguma solução? Obrigada desde já.

Andre Gugliotti · 11/08/2015 at 19:25

Patrícia,
Nunca vi esse erro, :(, pode ser falha da instalação.

Deixe uma resposta