Não canso de comparar o Magento a uma BMW. É um excelente software, robusto, confiável, completo, que permite aos lojistas inúmeras possibilidades e combinações, fazendo com que eles possam focar no negócio ao invés de investir tempo e dinheiro em desenvolvimento e codificação de software. Mas de nada adianta ter um ótimo carro se não soubermos dirigir.
Dentro da palestra “Vendendo Mais com Magento Commerce” eu abordo algumas práticas que podem fazer com que sua loja venda mais e melhor. Selecionei algumas delas e passo adiante. Só não se esqueça de que o Magento é bom, mas ele não faz tudo sozinho, sempre é preciso ter pessoas na ponta, para tomar as melhores decisões:
- trabalhe o seu conteúdo: utilize textos exclusivos e relevantes, que agradem aos seus clientes e o façam lembrar de sua loja, além de entender exatamente o que estão comprando
- utilize imagens nítidas e realistas: mostre ao seu cliente como é o seu produto. Cliente que tem dúvidas não compra!
- estimule mais vendas com produtos relacionados: ofereça outras opções de produtos ao seu cliente (sem sufocá-lo); mostre que outros produtos em sua loja ele também poderia ter interesse e incremente seu tíquete médio
- faça as promoções certas: se você conhece o seu cliente, você sabe do que ele gosta e o que vai agradá-lo. use as ferramentas nativas de promoções no Magento para oferecer cupons, combinações e pacotes de produtos
- use os relatórios nativos e o Google Analytics: há uma infinidade de informações disponíveis sem nenhum custo, tanto nos relatórios que já vêm no Magento como no Google Analytics. É só debruçar sobre eles e extrair informações de qualidade para orientar suas estratégias
- e por fim, diminua o abandono do carrinho: coloque as coisas de uma forma clara para que o cliente não descubra na última tela que o custo do frete é maior que o preço do produto. Utilize também mecanismos que facilitem a vida do cliente e não o exponham a formulários constrangedores que querem saber coisas banais sobre ele