Na semana passada, eu fiz um post falando de redes sociais e de como anda sua exposição – e a exposição de sua empresa – dentro das redes. Há uma febre em relação à presença digital e da obrigação das empresas entrarem para o mundo das redes, mas muito poucas estão preparadas para vender mais, sem acabar com sua imagem.
Agora quero falar especificamente do Twitter. Vou tentar, da mesma forma como no post anterior, dividir em tópicos que podem valer tanto para um profissional como para uma empresa. Você tem um perfil no Twitter? Consegue se ver em algum dos itens a seguir?
- como é a foto ou imagem do seu perfil? É a sua própria foto? É o logotipo de sua empresa? É a foto das suas últimas férias? Como você aparece na foto? O que as pessoas que verão essa foto pensarão de você?
- qual foi o nome de usuário que você escolheu no Twitter? É o seu próprio nome? É algum apelido? De alguma maneira o nome que você usa pode ser constrangedor quando você estiver buscando um emprego ou um novo cliente, por exemplo?
- com qual frequência você posta em seu perfil? Aliás, você posta conteúdo no perfil ou apenas dá retweet de coisas que você lê por aí? Quando retweeta, qual é o tipo de conteúdo que você compartilha? É algo que realmente você gosta e especialmente algo que seus seguidores gostam?
- você usa o Twitter pra “conversar” com seus amigos? Com que frequência? Vocês conversam coisas relevantes e úteis para quem lhe acompanha ou seria muito melhor usar as “direct messages”? Sem falar em uma ferramenta de bate-papo como Skype, MSN ou mesmo o Facebook
- quando a gente escreve em português, há uma série de normas a seguir. Ok, um tweet não é um livro, mas não precisa exagerar. Pare e pense um pouco no que pode ser escrito de uma forma que não assassine o português!
E por último, não se esqueça: o Google tem memória e faro. Mesmo que você não divulgue o seu Twitter, as empresas ou clientes conseguem chegar até ele usando ferramentas de busca. Além disso, informações e textos que você publica não são mais seus, pois eles podem ser compartilhados por seus seguidores e permanecerem por muito tempo na web. Antes de postar um tweet, pense bem no que você vai escrever!