Nesse fim de semana, terminei de reler o livro “Google Marketing”, escrito pelo Conrado Adolpho, da Publiweb. Não, não estranhe o título ali em cima, pois ele não está errado. Esse era o nome do livro até a 3a. edição pois na quarta edição o livro mudou de nome e passou a se chamar “Os 8Ps do Marketing Digital”, um nome que provavelmente reflete melhor a ideia proposta pelo autor.
Não posso dizer que esse seja o melhor dos livros, mas reconheço que ele tem seus méritos, especialmente para os iniciantes. Quando li pela primeira vez em 2010, serviu bastante para abrir a minha mente, mudar alguns conceitos que eu não conseguia ver, uma vez que ainda pensava demais no mundo do “tijolo e cimento”. Relendo agora, vejo que o livro já não tem mais tanto sentido pra mim, mas certamente ainda é capaz de incitar reflexões no leitor, especialmente se ele estiver disposto a usar o livro como base para buscar mais conteúdo.
Aliás, conteúdo é o que não falta. Não tive acesso à nova versão do livro, mas provavelmente ele foi encorpado em suas já exageradas 651 páginas. Há muito conteúdo e isso acaba sendo um erro pois há repetição de ideias ao passo que outras ideias poderiam ter sido melhor exploradas. A espinha central do livro é a metodologia da qual herda o nome: uma evolução dos 4Ps do Marketing, que conduz o processo de criação, construção e operação de um site ou loja virtual de sucesso. Novamente, a base é boa e realmente os 8Ps são fundamentais na condução de um e-commerce, mas o autor peca ao não detalhar mais – especialmente com ferramentas e métodos práticos – cada uma das etapas. A sensação que fica é que o espaço poderia ser melhor aproveitado.
Por fim, pelo menos na 3a. edição do livro, esqueceram de contratar o revisor ortográfico. Há erros gritantes – que não comprometem a obra, é verdade – mas que quase jogam no lixo toda a credibilidade de um autor e de uma editora séria. Destinar um capítulo inteiro a ferramentas que podem ser usadas gratuitamente ou na nuvem também deu um ar de apêndice antes do final do livro.
Por que você deve ler esse livro?
- porque as ideias contidas nele servem como guia para se aprimorar na área de marketing digital e pensar no mundo virtual
- porque os 8Ps podem ser usados como base para organizar, implantar e conduzir sua loja virtual
Por que você não deve ler esse livro?
- porque faltam ferramentas práticas para implantar os passos da metodologia
- porque o livro é muito extenso e o conteúdo caberia em 1/3 do espaço se fosse melhor organizado