planejamento - imagem: Kutay Tanir/PhotodiscMais um ano está começando! Na verdade, um ano termina, outro começa, mas os nossos desafios continuam os mesmos. Cerca de dois meses atrás, postei um artigo falando do planejamento para 2013 e não dá pra começar o ano novo sem voltar a falar de planejamento. Vou seguir batendo na mesma tecla: se você não sabe pra onde está indo, qualquer caminho serve. E se qualquer caminho serve, você não saberá a hora de voltar ou a hora de mudar o caminho ou até mesmo a hora de desistir.

Então, aproveite essa “primeira semana do ano” pra parar e refletir um pouco sobre sua empresa, seu negócio. Normalmente, o mês de janeiro é mais tranquilo, já que metade da população brasileira está aproveitando a praia e quase toda a outra metade (que não pode ir pra praia) está aproveitando os parques. É uma boa oportunidade para pensar em qual caminho sua empresa vai seguir em 2013.

É muito difícil contar uma mesma história de maneira diferente. Já escrevi vários artigos sobre planejamento e estratégia aqui no blog e cada vez mais minha inspiração diminui pra tentar convencer os leitores da importância do planejamento. Antes de começar, você precisa parar pra ver o que aconteceu nos anos anteriores e realmente digerir as lições aprendidas, pra que elas façam parte do seu dia-a-dia e fiquem gravadas na memória e possam ser usadas. Você precisa saber pra onde caminha, qual é o seu destino, onde quer chegar. Você precisa imaginar qual é (ou quais são) o(s) melhor(es) caminho(s) pra atingir os objetivos. Você já sabe tudo isso, você lê isso todos os dias em todos os lugares. O grande problema é sempre dar o primeiro passo.

Vamos tentar fazer de um jeito diferente? O que você quer comprar em 2013? Esqueça a sua empresa e pense em algum bem ou coisa física que você queira muito. Não algo fácil de atingir, mas também não muito difícil. Algo que dê pra atingir em um ano. Um carro usado? Um carro popular? Uma moto? Uma viagem? Um notebook de ponta? Pense em um objetivo que possa ser atingido em um ano! Escreva o nome do objeto de desejo no alto do papel. Logo abaixo, escreva o valor do bem, o quanto ele custa em reais.

Agora divida o valor do objeto por 12. Você terá o valor necessário a poupar todos os meses pra conseguir comprar o bem no final do ano. O que você acha do valor por mês? É possível, você consegue juntar esse valor todos os meses? O que você teria que cortar das despesas mensais para conseguir o seu objetivo? Se não pode cortar nas despesas, quais são as possíveis saídas para aumentar suas receitas. Rabisque algumas dessas ideias em um outro papel.

Discuta com alguém, sua família, seus amigos, sobre as saídas que você escreveu no papel. Entre as possíveis saídas, você consegue selecionar as três melhores, seja as mais fáceis, seja as mais factíveis, seja aquelas que você acredita ter maior probabilidade de alcançar. Escreva essas três saídas logo abaixo do nome do objeto, naquele primeiro papel.

Agora concentre-se na melhor das três saídas. Ela será o seu plano A! Pegue essa ação que você escolheu e escreva em poucas palavras como você fará para executá-la e o que você terá que fazer a cada mês para cumprir as etapas que você planejou. Pronto, você fez um planejamento. Será igual para todos os outros objetivos que você traçar para 2013. Agora persiga esse objetivo e se perceber que não está conseguindo cumpri-los, revise o planejamento ou acione o plano B.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

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