O Google Adwords é bem fácil e intuitivo de usar. Essa descomplicação permite que usuários sem muitas habilidades e com um cartão de crédito saiam fazendo seus anúncios de links patrocinados rapidamente. Como já diz o clichê “o barato sai caro”, em muitas situações o investimento em um profissional permite economizar dinheiro e ainda melhorar a conversão.
Um exemplo são as empresas que não vendem pro Brasil inteiro, mas ainda assim fazem seus anúncios pra todo o país – a opção habilitada por padrão no Adwords. Muitas vezes isso resulta em cliques desnecessários e sem qualidade.
Fiz um teste. Estou no Rio Grande do Sul, portanto a mais de mil quilômetros de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Entrei no Google e digitei ‘lanches’. Um link patrocinado apenas, de uma empresa de São Paulo. O link leva pra home e ali não há nada que indique que eles colocam lanches no correio ou enviam pela internet. Perceba que eu digitei apenas lanches, o que não exibiria o anúncio caso ele fosse segmentado apenas para a área da capital paulista. Se eu digitasse ‘lanches em São Paulo’, sem problemas, o anúncio teria mesmo que aparecer pois eu estou indicando uma região geográfica.
Outro teste: digitando ‘academia’ no Google, eu vejo quatro links patrocinados. O principal, no alto, tem como título “Academias – Porto Alegre”, ou seja, bastante relevante. O primeiro, já na lateral, leva para uma academia em Campinas, SP. Clique desperdiçado. O terceiro para uma rede de academias apenas para mulheres – que conta com unidades no Rio Grande do Sul, mas cujo link levou para a página inicial e perdeu a chance de segmentar o cliente.
Pra concluir e mostrar que os grandes também erram. Uma busca por ‘supermercado’ lista três grandes na caixa principal dos links patrocinados. O Nacional é o primeiro – e até permite compras online, mas ainda não entrega em Caxias do Sul, a região pelo o qual o Google me identifica. O Pão de Açúcar – o segundo anúncio – não está presente, nem faz entregas, no Rio Grande do Sul. E o Extra – o terceiro anúncio – entrega em todo o Brasil, mas convenhamos, quem busca a palavra supermercado normalmente não está buscando eletrônicos ou itens como os vendidos no Extra.com.br.
Pequenas configurações que poderiam fazer uma boa diferença, tanto em CTR, como em economia com cliques desperdiçados.
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Post sobre Google Analytics e Google Adwords | eCommerce com Magento · 13/03/2015 at 17:11
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