Chegamos ao terceiro e último artigo falando sobre os passos para montar o planejamento de sua loja virtual para 2014. Se você quiser, você pode ver os artigos anteriores e também conhecer uma série que fizemos no ano passado, falando sobre como montar sua loja virtual antes do Natal. Já estamos quase no Natal, mas a leitura ainda é válida…
Não adianta nada preparar um planejamento e depois esquecê-lo em uma gaveta. Também não adianta escrever todos os seus objetivos e caminhos e depois não trilhá-los, simplesmente deixando todas aquelas promessas para trás, sem nunca sequer começar a cumpri-las.
Depois de preparar o seu plano – entender a situação atual, avaliar seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, montar a matriz SWOT, preparar o planejamento financeiro – é chegada a hora de começar a caminhar. Mas antes de realmente começar a caminhada, ainda faltam três pontos a cumprir para aumentar a segurança e permitir que os caminhos sejam ainda mais seguros.
1) Revisando o plano
Primeiro é hora de revisar o plano! Sim, mesmo que você já tenha escrito um plano correto e com qualidade, em três meses algumas coisas mudam e novos insights surgem, podendo até mesmo fazer com que uma parte inteira do plano não seja mais válida. Antes de começar a caminhar é preciso validar e revisar o plano. A validação deve ser feita por uma pessoa de fora de seu time ou empresa, que conheça o mercado e também conheça o seu time. Ter uma avaliação externa é fundamental para garantir a qualidade do plano e também ajudar a eliminar possíveis erros.
Mas essa avaliação externa deve ser imparcial e você deve estar disposto a ouvir coisas que não vão te agradar. Essa é a parte mais difícil porque quando escrevemos o planejamento, muitas vezes somos levados pela emoção e pelo otimismo, fazendo com que ele seja um pouco exagerado e nos faça acreditar que poderemos conquistar muito mais do que a realidade nos apresenta. No ano passado, quando terminei o planejamento da Gugliotti Consulting para 2013, eu enviei para que o meu coach fizesse uma revisão. Meu coach é um empreendedor de sucesso, que conhece o negócio onde atuo e tem distância suficiente para olhar com frieza. Digamos que o meu planejamento não estava muito imparcial e sua resposta foi bem clara: “com esse plano, você não vai ganhar dinheiro”. Eu insisti com ele, mantive muitos dos pontos em que ele me mostrava equivocados e digamos que o ano de 2013 foi bem mais difícil do que eu estava esperando.
Não digo que você não deva discutir com quem revisar seu plano, mas escutar e debater outras opiniões é fundamental. Baseado na primeira versão e embasado com os comentários de alguém em quem você confie, você pode partir para a versão final, a versão mais próxima do que você tentará atingir em 2014.
2) O plano B
Talvez você já tenha pensado nisso, mas agora que seu plano está “pronto”, é hora de estruturar nas alternativas. Sim, claro, mesmo com todo o cuidado você não pode querer imaginar que está 100% correto e que nada vai dar errado. O seu plano A precisa de um plano B. Esse plano B não precisa ser detalhado no mesmo nível que o plano A, mas você precisa delimitar os pontos de fuga caso as coisas comecem a dar errado.
Digamos que no seu plano você determinou que venderá determinado produto e que esse produto é o centro da sua estratégia. Ótimo, pra isso você deve contar com um bom fornecedor, que lhe atenderá com uma qualidade X, um preço Y e tantos dias para entrega e que ele conseguirá. A grande questão para o plano B é: “e se o fornecedor não conseguir me atender?”. Você deve estar preparado para contornar essas dificuldades e ter os caminhos para tanto. Não significa que você necessariamente trilhará os caminhos alternativos, mas é preciso tê-los em mente e estar preparado para agir rapidamente.
3) Organizando os recursos
Agora sim, você pode dizer que tem um planejamento em mãos e está pronto para começar a caminhar. Mas ainda não dá pra dizer que você já pode começar a caminhar pois nesse momento você sabe qual é o caminho mas ainda não preparou os recursos para tanto. É como se você soubesse que para viajar de São Paulo a Fortaleza você precise de um carro, que levará 3 dias na estrada, que andará por determinadas estradas e que precisará fazer um número estimado de tantas paradas. Mas antes de colocar o pé na estrada, você deve preparar os recursos, como as malas com as roupas, as reservas no hotéis, o dinheiro necessário, a gasolina no tanque, etc.
Para essa jornada, você tem o mapa mas ainda precisa disponibilizar os recursos. Dentro dos objetivos traçados, quando e quais recursos devem estar disponíveis? Há recursos que você consegue alocar rapidamente mas outros levam tempo e precisam ser organizados antecipadamente. Se sua loja tem uma falha em determinado componente e você já sabe que isso é uma fraqueza que precisa ser solucionada em três meses, não pode esperar chegar no final do segundo mês para agir. Por outro lado, um aumento temporário em sua estrutura de logística talvez seja conseguido com um simples aumento de horas extras.
Então, pegue o seu planejamento e organize os recursos que você precisará ao longo do tempo de modo a deixá-los com a maior otimização possível. Pense em como alocá-los de modo a gastar menos dinheiro e perder menos tempo, mas principalmente de modo a atingir a maior eficiência. Se você planejar seus recursos com antecedência, você atingirá mais facilmente seus objetivos.
4) Começando a caminhar
Chegou a hora mais complicada, começar a caminhar. Mas você não deve se assustar! Se você fez um bom planejamento, você tem muito mais chances de atingir o sucesso do que quem simplesmente não pensou para onde iria caminhar.
Porém, lembre-se: o planejamento não garante resultados e você deve rever os planos todos os meses, adaptando e buscando obter os melhores resultados. Se 2013 não foi muito bom, vamos trabalhar para que 2014 seja um ano de muito sucesso. Vejo vocês no planejamento de 2015!
Série Planejamento para 2014
Parte 1 – Analisando o cenário
Parte 2 – Estruturando o plano
Parte 3 – Preparando os recursos