Participando do Bargento Espanha, recebi algumas revistas de e-commerce e em uma delas, havia uma reportagem sobre pontos a melhorar em uma loja virtual. Pra não carregar a revista (quem viaja com pouca bagagem sabe como é complicado), tirei uma foto do check list e acabei não pegando o nome da revista para os créditos. Se não me engano, a revista se chama eCommerce News e é distribuída em espanhol.
Um check list não é algo para ser feito somente na entrega de uma nova loja ou ao término de uma reformulação. Um check list é algo a ser feito constantemente, como forma de garantir que sua loja virtual está sempre em ordem e pronta para atender a quem realmente importa, o cliente.
Periodicamente, você deve avaliar se sua loja virtual continua em ordem e se há pontos a melhorar. Você pode inclusive verificar se os pontos a corrigir detectados no último check list foram corrigidos. Como sugestão, eis uma lista de pontos a avaliar em sua loja virtual:
- Você está vendendo o que seu potencial cliente quer comprar? Apesar de a pergunta ser óbvia, nem sempre a resposta é aquela que o lojista gostaria de ouvir.
- A página de produtos traz as informações organizadas e em uma forma que seja fácil para o cliente? Sua página de produtos têm muitos elementos, traz itens desnecessários ou deixa de apresentar informações essenciais? A organização está correta e fácil?
- Você ajuda seu potencial cliente a tomar decisões? Ou coloca mais dúvidas em suas cabeças? Há uma forma de o cliente entender o que está comprando e porque aquele produto é bom para ele?
- A função de vendas cruzadas está habilitada? Foram configurados produtos relevantes e eles estão sendo apresentados no carrinho?
- Você utiliza a estratégia de trabalhar produtos que possam ser usados como chamariz de vendas? Ainda que a margem seja pequena, você pode selecionar certos produtos como um convite para que o cliente compre em sua loja e leve outros produtos na mesma compra.
- Você utiliza a estratégia de frete grátis a partir de um determinado valor? Como você calculou esse valor? Está sendo possível absorver o preço do frete na margem dos produtos? Esse valor está sendo adequado para que os clientes comprem mais produtos?
- É possível finalizar uma compra com poucos cliques? Há risco de o cliente se perder no checkout e abandonar a loja?
- Os resultados de busca em sua loja trazem produtos destacados? Esses resultados são realmente relevantes ou podem tornar-se uma distração para o cliente?
- Os banners promocionais de sua loja virtual são relevantes? Você está trabalhando os melhores produtos do ponto de vista de seus clientes?
- Você prepara suas promoções baseando-se em critérios ou apenas na intuição? Antes de preparar uma promoção, você avalia o que seus clientes estão procurando e verifica o potencial de atração de um determinado produto ou guia-se apenas pelo estoque que deseja diminuir?
- Quem são seus clientes? Seu comportamento e perfil têm se alterado nos últimos meses? Como você pode melhorar a navegação em sua loja para atender esses clientes?