O Magento é uma plataforma completa para sua loja virtual, isso você já sabe. Há diversas funcionalidades fornecidas apenas instalado o Magento em seu servidor, sem a necessidade de módulos extras. Além disso, se você desejar, é possível estendê-las com módulos adicionais, pagos ou gratuitos, disponíveis no Magento Connect e desenvolvidos por empresas ao redor do mundo. A questão é: você usa todas as ferramentas de promoção que o Magento oferece? Você as utiliza para vender mais e aumentar suas receitas? Como fazer isso?
Antes de falarmos sobre as ferramentas de promoção do Magento, um pequeno conselho: lembre-se que uma ferramenta é inútil se for usada em um modo errado ou diferente da finalidade para a qual foi concebida, como tentar utilizar um martelo para fixar um parafuso. Pense em seus consumidores e como eles estão interagindo com seus produtos. Pense em qual tipo de brinde ele quer ganhar e qual tipo de desconto o atrairá, para que sua promoção seja um ganha-ganha, onde tanto consumidor como lojista saiam ganhando, satisfeitos com a transação.
Tendo isso em mente, sua loja Magento pode fazer uso das seguintes funcionalidades:
1) Produtos Relacionados e Vendas Agregadas
Esses dois tipos de promoções são utilizados na página do produto e vão exibir itens similares ao produto visto, ao longo de sua página. O ponto principal aqui é: você quer vender o produto principal e não os relacionados. Sabendo disso, não abuse, exibindo diversos produtos na mesma página, distraindo o consumidor. Lembre-se que os produtos relacionados são aqueles que são utilizados em conjunto com o produto principal, comprado pelo consumidor. Os produtos agregados são produtos semelhantes mas superiores, com preço maior, o que faz com que o cliente não compre aquele produto visto mas compre esse produto melhor, que está sendo oferecido com um desconto, quase como uma barganha.
Então, produtos relacionados são comprados junto com o produto visto, enquanto produtos agregados o substituem. Utilize essa regra na hora de montar os relacionamentos e avalie se o posicionamento na página é adequado para que o cliente entenda esse objetivo.
2) Vendas Cruzadas
Uma variação dos primeiros dois tipos é a Venda Cruzada. A diferença é que esse tipo é mostrado no carrinho, abaixo dos produtos inseridos. Como esse espaço é limitado, você nunca deve oferecer muitos produtos – não recomendo mais do que duas ofertas, para evitar distrações que possam resultar em carrinhos abandonados. Pense em produtos que são realmente bons vendedores e que estão diretamente relacionados aos produtos inseridos no carrinho.
3) Promoções do catálogo
No Magento, podemos encontrar dois menus dentro de Promoções: Promoções de Catálogo e Promoções de Carrinho. As Promoções de Catálogo estão relacionadas ao catálogo de produtos e são exibidas independentemente dos produtos que o cliente queira comprar. Dentro desse tipo de promoção estão regras como “todos os produtos das categorias A e C terão um desconto de 10%” ou “se o cliente for do grupo de clientes atacadista, então aplique um desconto de 15% em todos os produtos da loja”. Você pode promover também um dia de descontos para uma categoria específica ou R$ 10,00 para uma determinada marca.
4) Cupons de desconto
Dentro das Promoções de Carrinho, você pode oferecer cupons de desconto para clientes selecionados ou através de um veículo específico de mídia, como um site ou jornal. Essa é a opção mais usada, com diferentes exemplos ao redor do mundo. Apenas tenha em mente que quando você oferece cupons de desconto demais, seus clientes ficam viciados neles e podem deixar de comprar em sua loja caso não consigam o desconto.
5) Compre X, Ganhe Y
Se você perceber que determinado produto é comprado constantemente em quantidade e adicionar mais itens pode aumentar suas vendas, você pode usar esse método. Ele funciona melhor com produtos que possuem vários itens comprados ao mesmo tempo e que serão usados pelo consumidor, como um travesseiro: você pode oferecer um travesseiro extra ao cliente se ele comprar duas unidades (ele pode dar de presente para algum parente ou guardar para o futuro). Isso não funcionaria com um smartphone, por exemplo, que normalmente é comprado em uma unidade apenas.
6) Adicionar um brinde ao carrinho
A última dica envolve um módulo da aheadWorks chamado Adicionar um brinde ao carrinho. Com ele, você pode oferecer um presente ao seu cliente, conforme determinadas condições de carrinho. Por exemplo, se um consumidor compra um smarpthone e um carregador extra, você pode oferecer um case de presente. Ou então, quando ele compra um notebook e uma impressora, é possível dar a opção de escolha entre um mouse ou um teclado sem fio de presente.