O ano de 2010 está chegando ao fim e eu imagino que tenha sido um ano bom, apesar de eu não ter conseguido realizar muitas das coisas que esperava e havia me comprometido profissional e pessoalmente. Nas duas próximas semanas decidi tirar férias e portanto vou encerrar o ano aqui no blog fazendo uma reflexão de tudo que aconteceu nos últimos doze meses e também falando um pouco das ideias para 2011.
Trabalhar por conta, ser o “dono do próprio negócio”, é algo que a maior parte das pessoas deseja, acreditando que tudo será mais fácil. O que não contam pra gente antes é que a partir do momento que se deixa de ser empregado – movimento que eu fiz logo ao sair da faculdade, dez anos atrás – tudo passa a ser responsabilidade sua. Não há mais um chefe em quem colocar a culpa e em vez de um, você passa a ter vários, já que cada cliente é um chefe em potencial.
Desde julho eu já vinha refletindo sobre as perspectivas do mercado e como poderia fazer a Hydra Studio crescer, deixando de ser uma “eu-presa” e converter-se em uma empresa de fato, com CNPJ, equipe e escritório. Infelizmente, como já comentei aqui mesmo no blog, os desejos não passaram no teste do plano de negócios. As dificuldades em se formar uma equipe, a distância dos grandes centros (hoje moro no interior do Rio Grande do Sul), o alto capital a ser investido e o tempo de retorno não compensariam os riscos. Em outubro, decidi encerrar a Hydra Studio e me recolocar no mercado (vou falar um pouco disso no próximo post).
Pensando em 2010, listo as conclusões que eu cheguei:
- o Magento Commerce é um ótimo software e muito promissor! Vale a pena seguir estudando, mantendo-se atualizado e buscando saber mais e entender o software. Porém, ainda não é a hora de Magento no Brasil. Eu espero que essa hora aconteça daqui a dois ou três anos, quando tivermos mais profissionais preparados e as empresas estejam dispostas a investir em uma plataforma mais complexa, com mais recursos
- a hospedagem de sites em pequenas empresas vai acabar, pois os grandes vão dominar o mercado, com serviços cada vez melhores, suportes ágeis (ainda haverão algumas exceções, é claro) e preços competitivos
- a área de marketing digital ainda está engatinhando e ainda tem muito espaço pra crescer; em um ou dois anos já faltarão profissionais nesse setor e ganhará dinheiro quem souber atender pequenas e médias empresas, que dispõem de poucos recursos, mas farão muita pressão para entrar no mercado virtual
- a maioria das empresas ainda não está pronta pro mercado virtual, sejam elas grandes, médias ou pequenas ou ainda profissionais liberais que podem escoar seus produtos e serviços pelo mundo inteiro a poucos cliques mas por ainda não conseguirem visualizar esse horizonte, não fazem nada para mudar o ‘status-quo’
- apesar de 4 meses atrás eu ainda não conseguir ver essa demanda, os celulares entrarão com tudo no mundo virtual. O último empecilho que eu via para que isso acontecesse – o custo e a qualidade das conexões móveis – vem sendo derrubado rapidamente
2 Comments
Rogerio · 22/12/2010 at 12:54
André, venha para EG, estamos de portas abertas. [carinha de bobo]
Vamos ressuscitar o Egnet !!!!!!!!!
Abraços, Feliz Natal para você e seus familiares.
Rogerio
André Gugliotti · 31/12/2010 at 09:10
Muito bem, Rogerio, obrigado pelo convite! Bom começo de ano pra vcs tb.
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