Você fez todo o esforço necessário para conquistar seu cliente, apresentar diferentes produtos, fazer com que ele colocasse um (ou mais) deles no carrinho e passasse pelo processo de checkout. A última página dessa caminhada é conhecida como página de sucesso, aquela em que você exibe a mensagem “Sua compra foi realizada com sucesso” antes de dispensar seu cliente no mundo (como acontece na maioria dos casos).
Não me lembro de loja virtual que tenha uma boa estratégia em relação à página de sucesso mas é interessante notar como é um desperdício de espaço e completamente equivocado não usar essa página para aumentar a fidelidade de seu cliente e incrementar seu relacionamento. O Magento não traz nenhuma funcionalidade nativa para isso; no entanto, existem módulos que fazem isso ou um bom desenvolvedor pode construir alguns blocos a serem implementados nessa página e exibidos para o cliente.
Se você quer melhorar sua página de sucesso, aproveite essas dicas. Mão na massa!
- Não perca de vista que essa página deve ser o local em que você confirma que o pedido foi concluído e indica se o pagamento está confirmado ou se o cliente deve tomar alguma atitude para concluir o pagamento – como imprimir o boleto ou fazer um depósito em conta. Por mais que você queira trabalhar as ações a seguir, essa finalidade deve ser a principal e você deve mostrar as mensagens em destaque, sem serem ofuscadas pelas demais ações.
- Adicionalmente, é interessante que você mostre para o cliente o que acontece a partir desse passo. Explicações do tipo “Um e-mail foi enviado para sua caixa de mensagens, contendo os detalhes desse pedido” ou “O pedido será revisado por nossos analistas em até 24 horas. Depois disso, o processamento e envio costumam acontecer em dois dias úteis” dão mais segurança ao cliente.
- A página de sucesso é um bom lugar para você convidar o cliente a preencher mais dados, que possam melhorar o seu relacionamento com ele. Por exemplo, data de aniversário e gostos pessoais não precisam ser solicitados durante o checkout, podendo fazer parte de uma pesquisa after-checkout.
- Você pode colocar alguns links úteis convidando o cliente a ler o blog da empresa, fazer uma avaliação no eBit ou curtir a página do Facebook. Aqui também é possível apresentar as listas de e-mails disponíveis para assinatura, se você não fez isso no checkout.
- Uma abordagem interessante para a página de sucesso é apresentar novos produtos para o cliente, baseado naquilo que ele comprou. Essa caixa não deve conter muitos produtos (no máximo quatro) e pode ter uma chamada como “Esqueceu de algum produto? Temos essas sugestões para você”. Ao clicar no botão Comprar, você pode levar o cliente direto para um novo checkout. Apenas lembre-se de mostrar claramente o que está acontecendo.
- Que tal convidar o cliente a recomendar sua loja para seus amigos? Você pode colocar um botão do tipo Compartilhe no Facebook ou Indique um Amigo, de modo que o novo cliente mostre para seus amigos o que comprou e os convide a comprar também.
- Você pode perguntar para o cliente o que ele achou do processo de checkout e em poucos itens, pedir que faça sua avaliação. Essa caixa pode se chamar “Avalie sua experiência até aqui” e apresentar opções como “facilidade do checkout”, “velocidade”, “clareza”, “meios de entrega disponíveis” e “meios de pagamento disponíveis”.
As possibilidades para a página de sucesso não se limitam a essas opções. Deixe sua criatividade rolar e imagine formas de melhorar seu relacionamento com o cliente. Mais do que isso, com um cliente que está aberto para você, pois acaba de comprar em sua loja virtual.