Eu prego com muita convicção o quanto é importante planejar, preparar e testar antes de se começar uma empresa. É sempre muito melhor perder tempo e alguns reais antes de se partir pra operação real e correr riscos desnecessários de tudo dar errado.
A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de janeiro trouxe várias dicas de negócios, que já existem no Brasil ou que são oportunidades lá fora. No final dessa reportagem há três testes para ajudar a medir em que ponto do processo você está.
Quero destacar o segundo teste, preparado pela Endeavor, que cuida da parte emocional e levanta as seguintes questões:
- Por que quer empreender?
- Tem certeza que você quer estar nesse empreendimento pelos próximos anos?
- Você conta com o apoio de sua família e amigos?
- Você geralmente fica no plano das ideias ou colocas as suas em prática? Você gosta de colocar a mão na massa ou prefere que outras pessoas operacionalizem por você?
- Você gosta de encarar riscos e de ser constantemente desafiado? Você deixaria sua segurança para arriscar uma nova oportunidade? Você consegue medir os risco e tomar decisões difíceis com rapidez? Se as coisas saírem do controle, você tem frieza para administrar a situação?
- Se, por qualquer motivo, seu negócio não der certo, você consegue aprender dos erros e tentar novamente?
- Você é inspirado por algum empreendedor na mídia ou no seu círculo de amigos ou conhecidos? Você tem por perto algum empreendedor que admira? Ele/ela pode virar seu mentor? O que você pode aprender deste exemplo?
- Quem você conhece que pode ajudá-lo a montar e fazer com que a empresa cresça? Você conhece pessoas que podem auxiliá-lo a atingir suas metas?
- Você consegue vender seu sonho para outras pessoas e convencê-las a segui-lo? Você sabe assumir responsabilidades? Você sabe delegar tarefas? Você valoriza o trabalho dos seus empregados?
Quer saber dos outros dois testes? Ainda dá tempo de correr na banca e comprar a revista!