Pra que serve o site de sua empresa? As respostas são várias: para apresentar sua empresa, para divulgar seus produtos e serviços, para apenas ilustrar o que você vende, para vender de fato, para criar um relacionamento, para permitir que seus clientes entrem em contato com sua empresa…
Sim, uma das funções de um site é permitir que as pessoas cheguem até sua empresa, saibam onde ela se localiza, qual o telefone, qual a melhor forma de contato. Nesse ponto, a maioria das empresas ainda erra e erra feio. Impressiona a quantidade de empresas cujos sites não apresentam ostensivamente as formas de contato – algumas não apresentam nada -, possuem formulários quebrados ou sequer olham suas caixas de e-mail. Há um mês, escrevi algumas dicas sobre como estruturar lojas virtuais, mostrando que um visitante quer ter informações sobre os produtos antes de decidir uma compra. Se ele não acha informações na sua loja, ele vai buscar no concorrente.
A mesma coisa vale quando ele não consegue entrar em contato ou não tem provas suficientes de que sua empresa exista de verdade. Vamos a algumas dicas sobre como permitir que seu visitante entre em contato com você:
- coloque seu endereço completo, telefone fixo e um e-mail de contato em todas as páginas. Isso é importante para que o visitante saiba onde sua empresa está e qual é o telefone onde ele pode encontrá-lo se quiser tirar mais dúvidas ou mesmo se precisar de suporte pós-venda
- muitas pessoas não querem colocar o e-mail no site para não cair em listas de spam. Há duas formas bem fáceis de resolver isso! Uma é usar scripts que escondem o e-mail dos robôs, impedindo que eles capturem o endereço. A outra é criar uma conta de e-mail só para o site, diferente da que se usa no dia a dia e manter o filtro anti-spam alto. Normalmente, isso permite receber os e-mails legítimos, enquanto o lixo é descartado
- se você não tem um endereço fixo ou trabalha em casa e não quer divulgar seu endereço residencial, isso ainda não justifica que você divulgue pelo menos a cidade onde está e um telefone fixo. Nada pior para um cliente não saber de onde é a empresa e contar apenas com um número de celular
- coloque também seu horário de funcionamento. Isso ajuda aquelas pessoas que só querem saber se sua loja estará aberta quando elas estiverem próximas ou para saber em quanto tempo poderão obter uma resposta a um contato
- monte formulários de contato fáceis e curtos. Não peça dados obrigatórios e jamais peça CPF ou documentos pessoais para quem quer apenas uma informação. Formulário de contato bom é aquele que pede nome, e-mail, telefone e a mensagem. Nada mais!
- cheque seus formulários regularmente para ver se estão funcionando, sem erros, e se os e-mails enviados pelo sistema não estão caindo no anti-spam
- aliás, cheque regularmente o e-mail para onde as mensagens dos formulários estão sendo enviados. Cheque pelo menos três vezes por dia. Parece uma coisa tola, mas o mais comum são as empresas não verificarem essas mensagens e descobrirem depois de 6 meses que perderam uma cotação para vender 500 ou mil unidades de seu produto, simplesmente porque não abriram o e-mail
- se você disponibilizar um atendimento online, faça com que ele seja de fato online. Não adianta ter um banner de chat online no alto da página e o atendente nunca estar disponível
- e por fim, responda rápido! Rápido não precisa ser no mesmo minuto ou no mesmo dia, embora seja o ideal em um mercado competitivo como o virtual. Porém, levar mais que três dias úteis para responder um pedido de informações postado em seu site é um atestado de incompetência no mundo da internet, afinal se você leva três dias para responder uma pergunta, quantos dias não levará para entregar o produto?