QR Code - André Gugliotti - imagem: kaywa.comSe você ainda não viu, você vai ver essa figurinha quadrada cheia de pontos e quadradinhos. Essa imagem é um QR Code, elemento desenvolvido pela Toyota na década de 1990 para rastrear seu processo produtivo (segundo a Wikipedia, que provavelmente deve estar certa) e que acabou encontrando outros usos e vai se alastrar pelo mundo nos próximos anos.

O QR Code é tido como um novo código de barras, aquela sequência de linhas finas e grossas que qualquer produto no supermercado tem e que indica pro leitor do caixa quem ele é. Já o QR Code consegue carregar muito mais informação e estará disponível em uma escala muito maior. Além disso, ele pode ser lido através de aplicativos instalados no smartphone, alimentando algum outro aplicativo ou simplesmente direcionando pra um site.

Uma rede de supermercados inglesa, a Tesco, inovou ao usar a parede de uma estação de metrô (creio que em Hong Kong, mas não estou certo), colocando as fotos de produtos como leite, frutas, cereais e outros, seguido de uma tarja com o QR Code. Os usuários do transporte que já eram cadastrados no mercado e tinham o aplicativo instalado podiam fazer suas compras enquanto iam pra casa, selecionando os produtos, colocando no carrinho, pagando com cartão de crédito e recebendo os produtos em casa.

Aqui no Brasil, foi veiculado que o Pão de Açúcar estava testando um sistema parecido, em uma loja piloto em São Paulo, mas não ouvi mais falar disso. Uma rede que eu sei que apresenta os QR Codes há um bom tempo é a Leroy Merlin, de produtos para construção. Interessante que na última vez que entrei em uma loja deles, eu ainda não tinha smartphone e nem sabia direito o que eram aqueles quadrados cheios de pontinhos. A base é boa: a ideia é que o usuário possa  fotografar o QR Code e ter acesso a um conteúdo especial com mais informações sobre aquele produto, sugestões de uso e até mesmo quem de seus amigos comprou aquele produto, o que falam dele e como ele ficaria em sua casa.

O QR Code ainda está no começo, mas ele vai longe. E se você quiser, o QR Code que ilustra esse artigo redireciona para a página inicial do meu blog e foi gerado com o QR Code Generator da Kaywa. Teste você também e pense em como usar isso para trazer um diferencial para seus clientes.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

1 Comment

Utilizando QR Codes em lojas virtuais | Lojas Virtuais com Magento, por André Gugliotti · 26/03/2014 at 14:31

[…] são pouco utilizados perto do potencial que escondem. Como eu comentei em um post de 2012, os QR Codes têm inúmeras utilizações e podem ser usados por exemplo em supermercados, para oferecer mais […]

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