Investigue antes de abrir uma loja virtual - imagem: Tom Grill/CorbisMuita gente acha que abrir uma loja virtual é muito mais fácil que abrir uma loja física. Os motivos dessa crença são diversos, desde imaginar que não há custo com instalações físicas até que basta abrir a loja virtual para aparecer na primeira página do Google e ficar milionário. Há também os empreendedores que já têm lojas físicas há anos, com bastante sucesso e acreditam que basta pegar essa mesma estrutura e portar para o mundo virtual para repetir o sucesso. Afinal, ser o novo Facebook, a nova Dafiti, Amazon, Netshoes ou Submarino é realmente comum, não é?

Esse é mais um daqueles posts com tom pessimista mas alguém precisa fazer o contraponto: não acredite quando lhe disserem que qualquer um pode abrir uma loja virtual, é muito mais fácil que abrir uma loja física e com pouco ou nenhum dinheiro você consegue vender muito. Se você parar para refletir, perceberá a quantidade de inconsistências presentes nessas afirmações.

O ponto aqui é que você realmente pode abrir sua loja virtual mas precisa se preparar antes. Minha filosofia é que é muito melhor você perder alguns meses estudando o mercado, planejando e reservando os recursos corretos do que se atirar em uma ilusão, perder suas economias e levar um bom tempo para se reestabelecer. Você quer abrir uma loja virtual? Antes disso, tente responder a perguntas como as listadas a seguir:

  • Você tem experiência prévia com os produtos que irá vender? Você realmente os conhece ou quer vendê-los apenas porque ouviu dizer que são bons e dão dinheiro? Você não pode vender bem algo que não domina e isso fará a diferença frente à concorrência.
  • Você conhece o mercado? Você já está trabalhando com seu público-alvo em sua ocupação atual ou ao menos tem contato frequente com o tipo de pessoa que consumirá seus produtos? Você já tem uma loja física onde pode manter um relacionamento com o público-alvo?
  • Você acredita que as pessoas compram online da mesma forma como compram offline? Você consegue perceber que o comportamento nesses canais é completamente diferente e que para atender diferentes expectativas é preciso agir de maneira diferente? Consegue perceber que o sucesso no mundo físico não significa quase nada no mundo virtual?
  • Você tem um plano? Você fez uma pesquisa de mercado? Você investigou os anseios de seu público? Reservou um orçamento para o marketing? Sabe como será seu fluxo de caixa? Tem ao menos um Canvas Business Model ou acha que só porque a loja é virtual, você não precisa de nenhum planejamento?
  • Você acredita que lojas virtuais custam barato e que não precisam de dinheiro para começar? Você sabe que algumas lojas virtuais podem custar muito mais que uma loja física? Sabe que precisará investir muito dinheiro no marketing ou sua loja virtual ficará às moscas?
  • Pra concluir, você conhece seus concorrentes? Já se deu conta de que uma loja virtual compete com empresas no mundo todo e que elas certamente virão atrás do seu cliente, para tirá-lo de você?

Não, abrir uma loja virtual não é fácil. Mas é perfeitamente possível se você investir em um negócio chamado planejamento – e a partir dele, em gerenciamento e treinamento. Eu acredito que você possa ter sucesso com a sua loja virtual, mas faça as coisas direito e com calma, porque você será muito mais útil (a você mesmo e à sua comunidade) se você tiver sucesso e não simplesmente engrossar a estatística de mais uma empresa que fechou com menos de dois anos de vida. Bons negócios!


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

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