Estou trabalhando em um novo livro sobre lojas virtuais, que espero lançar no começo de 2016, depois de três atrasos (sempre meus, já que pra escrever é preciso conhecimento, inspiração e dedicação e muitas vezes falta um deles ou os três). Conhecimento, busco em várias fontes, entre elas, livros sobre o assunto. Não tem muita coisa escrita sobre lojas virtuais e boa parte da minha pesquisa se baseou em livros sobre empreendedorismo.

Livro Empreendedorismo, por Marcelo Nakagawa - imagem: Submarino/Reprodução

Um deles foi “Empreendedorismo – Elabore seu plano de negócio e faça a diferença”, de Marcelo Nakagawa, editado pelo Senac. É interessante que comprei o livro atraído por um “jogo de cartas que o acompanhava” e se fosse olhar apenas por isso, teria ficado desapontado. O jogo de cartas é uma série de 15 cartas que apresentam os passos para se montar um plano de  negócios. Ou seja, não é um jogo em si, algo lúdico para orientar o desenvolvimento enquanto se joga, mas sim um conjunto de fichas, a serem seguidas (ou, segundo o autor, cartas para montar sua pirâmide de cartas).

Dito isso, minha avaliação geral do livro é bem positiva. O autor passa pelas principais etapas do processo de estruturar uma empresa, abordando de forma clara cada uma delas e trazendo exemplos concretos, de como outras empresas resolveram determinados problemas. Antes de entrar no assunto plano de negócios propriamente dito, apresenta assuntos transversais, como Oceano Azul, Business Model Canvas e a prototipagem, trazendo um ar fresco ao assunto.

Curiosamente, ainda que o jogo de cartas no fim do livro não seja propriamente um jogo, há brincadeiras ao longo do texto, como um Bingo das Tendências, para auxiliar na identificação de tendências de mercado. O projeto gráfico também é muito feliz, com um visual leve, leitura fácil e muitas imagens e gráficos, explicando visualmente os processos adotados e o que o autor quis dizer.

O livro “Empreendedorismo – Elabore seu plano de negócio e faça a diferença” não é muito fácil de encontrar  e seguidamente está disponível sob encomenda. Normalmente, ele está à venda no Submarino, seja pela rede principal, seja por um vendedor do marketplace.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

Deixe uma resposta