Corrida do empreendedor - imagem: bibliotecaetfgbh.blogspot.comVocê quer a resposta para a pergunta do título? Pois eu respondo logo no começo do post: “não sei”! Pode ser fácil empreender na internet e também pode ser difícil empreender na internet. Tudo dependerá do ponto de vista.

Fala-se muito na estatística de que 90% das empresas não completam 5 anos de vida e que quase metade delas sequer completa um ano. Parece um número padrão, que foi tirado de uma cartola anos atrás e virou jargão para a indústria. Talvez, com o avanço da conscientização das pessoas na última década esse número tenha diminuído um pouco, mas ainda assim, muito provavelmente, a maioria das empresas realmente não completa cinco anos de atividades e fecha as portas, levando com ela empregos, riqueza e potencial de benefícios à sociedade.

Engana-se quem pensa que quando se abre um negócio virtual, as coisas são simples e o risco é zero. Realmente pode ser mais fácil empreender na internet, mas as coisas ficarão bem complicadas se você não der a mesma atenção que daria se fosse implantar um negócio de tijolos e cimento. Tenha em mente que:

  • ter uma “empresa virtual” dá o mesmo trabalho que uma “empresa real”: você estará dentro do mesmo mercado, sujeito às mesmas regras que valem no mercado! Se há pessoas que ficaram milionárias com “produtos fantásticos” e “ideias geniais”, isso continua sendo a exceção, não a regra
  • planejamento continua sendo fundamental: levante o máximo de informações que puder, veja quem são seus concorrentes, conheça seus fornecedores, trace cenários e alternativas. Não é porque a empresa é virtual que ela não precisa conhecer seus competidores reais
  • conhecimento prévio ajuda muito: se você não conhece o mercado em que vai atuar, é preciso se preparar antes de entrar no jogo
  • ainda que seja uma empresa virtual, é preciso uma estrutura real, com custos reais: considere tudo isso no planejamento. Pense em toda a estrutura que será necessária para tocar as operações e como esse custo será absovido pela empresa
  • prepare-se para manter a empresa até que ela comece a dar resultado: muitas pessoas acham que só porque uma empresa é virtual, ela começará a dar retorno no primeiro dia de operação. Lembre-se que é uma empresa como qualquer outra e levará um tempo até seus clientes começarem a realmente frequentar sua loja
  • olhe para a concorrência: com a internet ficou bem mais fácil ter acesso ao que a concorrência está fazendo, por isso levante a cabeça e comece a pesquisar. Não se esqueça que assim como você descobre o que a concorrência está fazendo, eles também descobrem tudo o que você faz

E você, o que pode dizer em relação a sua experiência empreendendo na internet. Os comentários estão abertos!


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

Deixe uma resposta