A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, do mês de setembro, traz um artigo de Neil Patel, blogueiro inglês, cofundador do Crazy Egg e do KISSmetrics, falando sobre os sintomas de sua empresa. Eu imagino que seja a parte mais complicada de todo o processo empreendedor, afinal é preciso um certo distanciamento para ver coisas que não aparecem quando se vive o dia-a-dia da empresa. O amor pelos nossos empreendimentos também leva a julgamentos errados e muitas vezes à falência, por querer acreditar em algo que só nós achamos que está certo.
Patel explicou sua visão em 15 itens. Vou transcrevê-los e quem quiser saber mais, a revista está nas bancas. Para ele, sua empresa não vai bem quando:
- Você não tem lucro
- Você não tem conversado com clientes em potencial
- Você não ama o que faz
- Você não aceita críticas
- Você não se importa com seus clientes
- As pessoas não falam sobre sua empresa
- Você não é ágil o suficiente
- Você não é econômico
- Você não sabe quando gastar dinheiro
- Você não tem um bom advogado
- Você odeia delegar
- Você sempre comete os mesmos erros
- Você odeia arriscar
- Esse é o seu primeiro negócio
- Você não consegue se concentrar