Já expliquei aqui no blog o que é o Magento Go, um sistema de lojas virtuais baseado no poderoso Magento Commerce, mas disponível por locação mensal. Apesar de ainda não ter suporte em português, você contrata a própria Magento Inc., incluindo a hospedagem, o sistema Magento instalado, módulos para a maior parte das funções (não, não há meios de pagamento brasileiros, nem integração com os Correios) e alguns temas prontos.
Os temas disponíveis são elegantes e bem construídos. Apesar de não haver muitas opções, é fácil escolher uma para sua loja e ainda há a possibilidade de se customizar, alterando cores e disposição dos elementos. Aliás, isso foi um item que me chamou a atenção, pois o pessoal da Magento desenvolveu um editor gráfico, que permite arrastar e soltar os blocos, nas colunas laterais e no rodapé. Ainda não é a flexibilidade total de posicionamento do conteúdo, mas é um grande passo e que em breve deve estar na versão Community.
A versão usada no Magento Go é baseada na Community, com algumas alterações óbvias, como a ausência das multi-lojas e a impossibilidade de se adicionar módulos extras. Todas as funcionalidades que se referem ao gerenciamento e ao dia-a-dia da loja estão lá, em um layout desenvolvido especialmente para a versão Go, mantendo os mesmos tons laranja característicos do Magento.
Por enquanto, o Magento Go não é adaptado à realidade brasileira e nem poderia ser diferente, já que as próprias versões instaláveis do Magento ainda têm dificuldades de tropicalização. No entanto, não falta muita coisa para que ele possa entrar com força em nosso mercado: o PayPal já atende o Brasil e a instalação de um módulo confiável de cálculo de frete pelos Correios não é impossível. Depois que o Magento Go estiver estabilizado nos mercados americano e europeu, não duvido que eles possam focar o Brasil e aí teremos uma boa briga.