Esse post é uma reprodução do Apêndice B do livro “Lojas Virtuais com Magento”. Se você quiser saber mais sobre o livro, visite a página aqui no blog.

pílulas para dor de cabeça - imagem: Steve Wisbauer/PhotodiscCom o tamanho do Magento, não dava para esperar nada diferente de uma série de elementos que podem dar errado. Não que o software seja inseguro ou instável – é justamente o oposto disso, como ele tem uma arquitetura bem amarrada, qualquer peça fora do lugar pode fazer tudo desabar.

Os problemas do Magento não acabam nessa lista, mas aqui estão reunidos uma série de possíveis soluções para os problemas mais comuns. Se você não encontrar a solução aqui, há o fórum do próprio Magento, no site da plataforma, e comunidades em português, com pessoas dispostas a ajudar aqueles que querem ser ajudados. Vamos aos nove problemas comuns no Magento:

1)    Páginas não encontradas e erros de navegação

Os erros mais comuns de navegação estão associados a um componente chamado “reescrita de URL”. Nativamente, os endereços do Magento são compostos por uma série de variáveis em sequência, como sualoja.com.br/index.php/category/2/key/897656. Além de dificultar a vida do usuário, essa configuração não é amigável para os mecanismos de busca, que não entendem qual é a intenção dessa página.

Por conta disso, a reescrita é um mecanismo automático que permite que uma URL amigável como sualoja.com.br/sapatos-finos seja traduzida na URL complicada, que o Magento consegue entender. Essa operação depende de um módulo instalado no servidor e de um arquivo chamado .htaccess.

Na maioria das vezes em que os erros de navegação acontecem em sua loja virtual, um desses dois componentes está ausente. Você deve verificar se o mod_rewrite está instalado em seu servidor e habilitado no PHP e também se o .htaccess está na raiz do site, além de não ter tido seu conteúdo corrompido.

Se ainda assim não funcionar, desabilite a opção de “reescrita de URL”, no painel, em Sistema -> Configuração, Web e verifique se os erros persistem. Se persistirem, o erro pode ser de permissão de pastas ou de falta de componentes.

2)    Permissões de pastas e componentes faltando

O Magento não deixará você fazer a instalação se todos os componentes não estiverem no lugar e com a permissão correta. Mas isso não quer dizer que depois de instalado, você não possa sair apagando os arquivos e mudando as permissões. Enquanto você não apagar algo essencial, o Magento seguirá trabalhando.

Isso é um erro muito comum se você faz uma migração de um servidor de desenvolvimento para um servidor de produção. Muitas vezes, na cópia dos arquivos, proprietários e permissões são perdidas e arquivos se corrompem. Uma forma de evitar isso é fazer um pacote com sua instalação completa, de modo a preservar as permissões e evitar perda de arquivos, descompactando os arquivos no novo servidor.

Além disso, tenha cuidado para que o dono do arquivo seja o mesmo usuário do FTP e os arquivos estejam em um grupo com acesso ao usuário do servidor. Dessa forma, você pode manter as permissões abertas apenas para o dono dos arquivos e o grupo de acesso.

3)    Falhas no banco de dados

Uma outra possibilidade é que haja dados corrompidos no banco de dados – e essa é a situação mais complexa e que certamente não é para iniciantes. Alguns casos de falhas de navegação, categorias desaparecidas e até mesmo parada do painel de controle é um erro nas instruções da tabela core_config_data, que guarda as informações vitais do sistema. Como essa operação não é para iniciantes, tenha apenas como uma possibilidade, na hora de discutir isso com quem já tem bastante experiência na plataforma.

4)    Erros de servidor

Você está navegando em sua loja virtual e de repente dá de cara com uma página com a mensagem “Erro 500” ou “Erro Interno de Servidor”. Esse tipo de erro normalmente não está ligado diretamente a uma falha no Magento, mas a uma incapacidade do seu servidor de lidar com a requisição.

Eles podem ser ocasionados pela configuração “safe_mode” estar habilitada – lembre-se que o Magento precisa de safe_mode off para trabalhar – ou por permissões de pastas. Alguns servidores não aceitam permissões 777 em suas pastas e se recusarão graciosamente a trabalhar com essas permissões. Em ambos os casos, peça ajuda ao suporte de seu provedor de hospedagem.

5)    Alterações no painel não aparecem na loja

Esse erro é hours-concours: você fez alterações em seu tema, mudando alguns arquivos ou estilos, e quando atualiza sua loja virtual, nada acontece. Ou então, você atualizou um produto, incluindo-o em uma nova categoria, mas ele não está sendo exibido nessa categoria. Os culpados são dois: os índices e os caches.

Índices são resumos que o Magento prepara das informações armazenadas no banco de dados, de forma a permitir que as consultas sejam mais rápidas. O mesmo princípio vale pro cache, que é uma coleção de arquivos de suas páginas, previamente construídas e prontas para serem servidas aos clientes. Como a construção dos índices e do cache é feita periodicamente, se você não atualizá-los, continuará olhando para o passado de sua loja.

6)    Acesso negado à administração de um módulo

Após instalar um módulo, você tenta entrar nos menus de configuração, no backend, mas depara-se com uma mensagem de acesso não permitido. Para solucionar, basta limpar os caches, sair do painel e logar novamente. Nesse ponto, o Magento redefinirá as permissões e seu acesso ao módulo será permitido.

7)    Produtos não são exibidos na loja virtual

Essa situação também é comum: você cadastrou um produto, vinculou a uma categoria e já refez os caches e os índices, mas ele ainda não aparece na loja virtual. Para resolver esse problema, lembre-se que para aparecer na loja, um produto precisa atender aos seguintes itens:

  • ter a visibilidade marcada como “Catálogo, Busca”, “Catálogo” ou “Busca” – se estiver como “Não exibir individualmente”, ele só aparecerá como parte de outro produto
  • estar marcado como “Habilitado” em seu status
  • ter produtos em estoque
  • estar marcado como “Em Estoque”
  • estar vinculado a uma loja virtual, na aba “Sistemas”
  • estar incluído em uma categoria

8)    Erros no checkout

O checkout é a parte mais sensível no Magento e portanto, sujeito a interferência de vários fatores. Os sintomas mais comuns de erros no checkout são a numeração irregular nos pedidos (seus números não são sequenciais), erros no estoque e clientes sendo devolvidos à página inicial, sem concluir a compra. Você pode investigar as causas desses erros através dos relatórios que são encontrados em /var/report e também nos logs do servidor, mas normalmente, esses erros na finalização da compra são originários de:

  • capacidade do servidor, que não consegue sustentar as conexões ao banco de dados ou o número de visitantes simultâneos
  • módulos de cálculo de frete defeituosos
  • falhas em módulos de pagamento, que não devolvem a informação correta ao Magento
  • incompatibilidade entre os navegadores, especialmente na execução de scripts no lado do cliente

9)    Tela branca

O último erro no Magento a ser tratado aqui é a tela branca. Nesse caso, literalmente uma tela branca, já que o Magento sequer chega a gerar as informações de head da página, devolvendo apenas uma página vazia. Na maioria das vezes, a tela branca está relacionada à criptografia ou compilação de arquivos.

No caso da compilação, desabilite essa opção e limpe os caches. Conforme a construção da sua loja, ainda podem ser necessárias correções ou modificações em arquivos da loja. No caso da criptografia, basta retirar o arquivo de configuração XML do módulo que ocasionou o defeito.

 

E você, conhece mais algum erro que deveria estar aqui? Vamos aumentar essa lista, com os comentários de vocês.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

45 Comments

Diego · 30/10/2014 at 23:27

Olá André,

Espero que esse erro possa ter solução e ser adicionado a sua lista. Hehe

Precisei remover um módulo de boleto porque era incompatível com outro módulo, porém quando abro qualquer pedido que foi gerado via boleto dá erro. Você sabe como posso fazer para abrir esses pedidos antigos?

Obrigado.

Andre Gugliotti · 31/10/2014 at 16:58

Olá, Diego, infelizmente isso é uma falha do Magento mesmo e a solução é complexa. O mais simples seria reinstalar esse módulo se possível. Boa sorte!

João Antipon · 22/12/2014 at 18:34

Olá, André: minha loja não recebe pedidos desde o dia 15/12/14 ultimo. Dois dias descobri que ao preencher o cadastro a pagina não carrega não prosseguindo na finalização do cadastro e compra. Saberia informar como reparar este erro. A versão do magento que utilizo é 1.411
João Antipon – Clickrevista.com.br

Levy Franco · 20/01/2015 at 08:53

Olá André, Muito bom o seu trabalho… continue ajudando pessoas leigas como eu a desenvolverem melhor seus sites… só uma correção nesta página, no item 7) “Produtos não são exibidos na loja virtual”, no subitem, que diz para vincular o produto a uma loja virtual, eu acredito que você quiz dizer “aba SITES”, e não “aba SISTEMAS”

Andre Gugliotti · 21/01/2015 at 07:09

@Levy, depende da tradução. Na que eu me baseio, é Sistemas, no inglês é Websites.

Juarez · 16/02/2015 at 20:05

Olá tudo bem, primeiro parabéns pelos seus livros tenho os dois mas gostaria que me ajudasse se possivel

com a seguinte situação /

There has been an error processing your request

Exception printing is disabled by default for security reasons.

Error log record number: 1201963794089

Marcelo · 05/03/2015 at 00:42

André boa noite!

Estou com o seguinte problema. Tenho um template comprado e nenhum método de pagamento funciona, quando chega no checkout para passar do frete até o pagamento não vai. Uma vez um desenvolvedor corrigiu isso dizendo que era problema no tema e moveu as pastas além do default para dentro do tema, mas esse desenvolvedor sumiu e não consigo alguém que resolva. Não sei se posso citar nome do módulo aqui, mas o fato que nem pelo magento connect mesmo dando instalação concluída ele não passa do frete.

Se puder me ajudar já bateu o desespero, preciso muito da ajudar de alguém que realmente saiba resolver, pois muitos desistiram sem ao menos tentar.

Desde já agradeço!

Andre Gugliotti · 09/03/2015 at 08:16

Olá, Marcelo, posso passar um orçamento para resolver isso. Entre em contato, por favor. Um abraço.

Jimmy · 27/04/2015 at 12:05

Ola Andre, estou com problemas de visualizar a area de Vendas>>Pedido e Vendas>>Pagseguro depois de uma migração feita pela empresa de hospedagem. Mas agora estou com erro nesses dois setores mas o resto esta ok. Tem solução rápida? Tem como ajudar?

Parse error: syntax error, unexpected T_STRING, expecting T_CONSTANT_ENCAPSED_STRING or ‘(‘ in/home/jaxfo803/public_html/lojajax/app/code/local/Mage/Adminhtml/Block/Sales/Order/Grid.php on line 6

Andre Gugliotti · 28/04/2015 at 08:00

Sim, a solução rápida é conversar com seu desenvolvedor para que ele solucione isso.

Jimmy · 28/04/2015 at 08:53

na verdade queria ver se vc gostaria de fazer esse serviço (orcamento) para corrigir isso.

Deyverson Campos · 18/05/2015 at 16:39

Oi Andre deixa eu te perguntar, eu abilitei o SSL no meu servidor porem o site carrega nas areas segura apenas o html o CSS e os JAVA nao abre. sabe o que possa ser?

Fabio · 20/05/2015 at 15:00

Olá, eu fiz uma alteração no view da categoria da base do magento e agora não aparece nada em nenhuma categoria.

Rogério Prado · 27/05/2015 at 07:39

Bom dia, recentemente tentei instalar 2 módulos diferentes, compatíveis com o Magento 1.8.1, mas as tabelas do Banco de dados nunca são criadas. Já refiz o processo várias vezes. São módulos simples bastante usados até.
Alguém já passou por isso, pode ser algo?

Deivid Santos · 22/06/2015 at 12:00

Bom dia, estou com um problema para finalizar a compra, após digitar o cartão tudo e finalizar a compra ele gera um log de erro, verifiquei o log e aparece estas informações. poderiam me ajudar qual seria o problema?

a:5:{i:0;s:32:”Capture action is not available.”;i:1;s:1654:”#0 /home/storage/8/76/ca/santabarbarav/public_html/store/app/code/core/Mage/Payment/Model/Method/Abstract.php(422): Mage::throwException(‘Capture action …’)
#1 /home/storage/8/76/ca/santabarbarav/public_html/store/app/code/core/Mage/Sales/Model/Order/Payment.php(408): Mage_Payment_Model_Method_Abstract->capture(Object(Mage_Sales_Model_Order_Payment), ‘529.94’)
#2 /home/storage/8/76/ca/santabarbarav/public_html/store/app/code/core/Mage/Sales/Model/Order/Invoice.php(378): Mage_Sales_Model_Order_Payment->capture(Object(Mage_Sales_Model_Order_Invoice))
#3 /home/storage/8/76/ca/santabarbarav/public_html/store/app/code/community/Multikomerce/Redecard/controllers/PayController.php(189): Mage_Sales_Model_Order_Invoice->capture()
#4 /home/storage/8/76/ca/santabarbarav/public_html/store/app/code/core/Mage/Core/Controller/Varien/Action.php(420): Multikomerce_Redecard_PayController->redirectAction()
#5 /home/storage/8/76/ca/santabarbarav/public_html/store/app/code/core/Mage/Core/Controller/Varien/Router/Standard.php(250): Mage_Core_Controller_Varien_Action->dispatch(‘redirect’)
#6 /home/storage/8/76/ca/santabarbarav/public_html/store/app/code/core/Mage/Core/Controller/Varien/Front.php(176): Mage_Core_Controller_Varien_Router_Standard->match(Object(Mage_Core_Controller_Request_Http))
#7 /home/storage/8/76/ca/santabarbarav/public_html/store/app/code/core/Mage/Core/Model/App.php(349): Mage_Core_Controller_Varien_Front->dispatch()
#8 /home/storage/8/76/ca/santabarbarav/public_html/store/app/Mage.php(640): Mage_Core_Model_App->run(Array)
#9 /home/storage/8/76/ca/santabarbarav/public_html/store/index.php(80): Mage::run(”, ‘store’)
#10 {main}”;s:3:”url”;s:28:”/store/komerci/Pay/redirect/”;s:11:”script_name”;s:16:”/store/index.php”;s:4:”skin”;s:7:”default”;}

Rodrigo Duarte · 18/08/2015 at 15:18

Estou com este falha aprensentando depois de instalar o pagseguro:
Service Temporarily Unavailable
The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Andre Gugliotti · 21/08/2015 at 08:04

Rodrigo, explico isso em meu livro Lojas Virtuais com Magento. Basta excluir o arquivo maintenance.flag, da pasta raiz da loja.

Leandro · 27/08/2015 at 11:17

Olá, estou tento um problema na exibição de alguns produtos novos na home do site. Por exemplo até o registro 1159 estava tudo em ordem, dai ontem fiz mais alguns registros de produtos novos, mas eles não aparecem de jeito nenhum, nem na aba destaques, nem em promoções nem em produtos novos. Ja verifiquei a data, estoque, esta ativo em todo o site e também esta selecionado a categoria certa, tanto que se eu pesquisar pelo nome eu encontro o produto mas simplesmente não aparece na home. Tem alguma idéia?

Fabio Lara Viana · 02/10/2015 at 09:59

ola amigo estou instalado o magento panel versão Ver. 1.9.2.1 Magento , tenho cadastrado mais de 3 mil produtos porem preciso fazer a busca gerenciador de produtos de um produto especifico exemplo em outro programa eu coloco uma palavra inical%(este simbolo) e algo no meio do cadastro e ele busca relacionados. no magento não consegui fazer esta busca inteligente…ha alguma opção?

Luiz Rocha · 30/11/2015 at 09:37

Amigos, tinha em pleno funcionamento um loja Magento, de repente do nada ela sumiu e agora pede reinstalação, o que pode ter acontecido? o que posso fazer para resolver sem ter que refazer tudo novamente?

Paulo Lima · 14/01/2016 at 22:53

Olá amigos. Estou começando a cadastrar os meus produtos seguindo as regras de ordem do cadastro (Categoria, atributo, grupo de atributo, produto). Após cadastrar meu primeiro produto, ao mostrar a pagina inicial, o produto que eu cadastrei aparece antes do primeiro dos 4 slides e isso acontece sempre que no primeiro slide. Nos demais slides ele aparece normalmente. Alguém já passou por isso?

recifedefora · 14/02/2016 at 11:45

fui tentar local host mas nem rolou, da error 404 na busca da pagina admin

Fernando · 29/02/2016 at 07:50

Bom dia Andre, sempre aconmpanho seus post são excelentes! Estou com um erro e não sei se ele implica realmente em um problema, o que acontece é que meu magento após atualizar pata versão 1.9.2.3 não está mais criando arquivos session e cache na pasta var, as permissões estão corretas e aparentemente a loja está funcionando normal realizando pedidos etc. No momento ativei Redis e chequei está funcionando mais antes não criava os arquivos também. Tem problema a não criação desses arquivos? Obrigado !

Rafael Santos · 08/09/2016 at 17:13

Boa tarde Andre, estou com problemas para adicionar produtos a pagina inicial do meu site, o que posso fazer para resolver isso?

Rafael Santos · 09/09/2016 at 09:22

Alguém pode me ajudar, não consigo corrigio um erro na pagina Home do meu site.
1° Os produtos que estavam em destaque na pagina home sumira e não consigo colocar de volta.
2° O banner antes era transitório agora as imagens estão paradas e uma embaixo da outra.

Rafael Teixeira · 16/11/2016 at 17:42

André, coloquei um novo tema no meu site. Porém, quando eu clico no menu de produtos ”Pronta Entrega” por exemplo, tem 243 produtos, só que não aparece os botões pra vc ir pra página 2,3,4,5…

Gustavo Campos · 22/11/2016 at 16:53

Olá Rafael, estava com o mesmo problema após atualizar minha loja da 1.9.1.0 para 1.9.2.4.

A solução
Agora o Magento solicita permissões para exibir blocos, portando o que devemos fazer é dar estas permissões.

Vamos em – Sistema – Permissões – Blocks

Clique em criar Bloco.

Por exemplo, no código abaixo:
{{block type=”catalog/product_list_random” template=”catalog/product/list.phtml”}}}

O magento chama o bloco catalog/product_list_random , portanto é a esse bloco que devemos dar a permissão.

Agora é só salvar, limpar o cache e problema resolvido

MD Comunicação · 23/11/2016 at 15:54

Olá André, não consigo alterar preço de produto no backend. Desde ontem está assim. Apaguei os cache e nada. O que pode estar acontecendo? Obrigado!

Andre Gugliotti · 24/11/2016 at 06:43

Se tem uma coisa que eu aprendi nesses anos, é que o Magento não se estraga sozinho. Ou alguém mexeu no software, ou alguém mexeu no servidor, ou havia algum erro oculto que foi revelado ontem por uma limpeza de cache, etc etc etc

MD Comunicação · 24/11/2016 at 11:55

Entendo, mas como resolver isso? O que devo fazer para que tudo volte ao normal. Você poderia me ajudar por favor? Obrigado pelo retorno.

Forbiddeen · 20/12/2016 at 19:15

Alguém pode me ajudar? Estou com um problema bizarro na busca. Alguns termos não funcionam. Quando tento buscar por exemplo lubrificante dá erro *apenas atualiza a página*, Alguns termos dão certo outros repetem o primeiro bug, alguém tem ideia do que seja?

Jefferson James · 22/12/2016 at 17:09

Fala André, estava observando uma coisa bem interessante que acontece com a loja desenvolvida com o magento 1.9.2.2 que tenho onde ao colocar o link de algum produto para fazer uma chamado no face por exemplo, não carrega a imagem associada ao produto na maioria das vezes e em outras carrega normalmente.
Tem alguma ideia de onde verificar isso? É bem curioso isto!

Andre Gugliotti · 23/12/2016 at 07:04

Jefferson, percebi que muitas vezes o Facebook não carrega a imagem de primeira. Tem que mudar de página no Facebook (indo pra home, por exemplo, e voltando pra sua fanpage) e aí colocar o link de novo. Uma dica é usar um serviço como o do Buffer pra organizar suas postagens.

Thaize Silva · 26/05/2017 at 13:33

oola andre tudo bem? o magento esta com um problema em alguns computadores quando eu abro para fazer cadastro na parte da imagem não aparece a opção de fazer up load da foto para o sistema, sabe como resolver?

Felipe Maserati · 26/05/2017 at 17:17

Esta acontendo o mesmo problema comigo! ainda não conseguir resolver.

evelyrocha · 29/05/2017 at 16:13

Mudei meu Shop e configurei o boleto Magento, porém, a opção de pagamento com boleto não aparece para clientes novos, mesmo estando configurado para aceitar boleto de visitantes. Alguém sabe me dizer como resolver isso?

Rafaela · 18/06/2017 at 17:30

Olá, já encontraram alguma solução para esse problema?

Junior Silva · 11/07/2017 at 10:27

Minha busca não encontra nada, mesmo colocando a configuração como “like”…o que pode ser?

Junior Silva · 11/07/2017 at 10:28

é só atualizar o browser, pelo menos foi assim que eu resolvi

Cogmed Ribeirão Preto · 17/07/2017 at 03:17

Estou iniciando com a plataforma E apareceu um erro e além dos clientes não conseguir acessar o site, eu também não consigo acessar como administradora, aparece conforme o print. Preciso saber como não deixar isso acontecer, pois sei que o problema é no servidor. E aproveitando, como faço para filtrar os produtos por categorias na parte administrativa?

Diogo · 08/11/2017 at 11:51

Alguém ai pra me ajudar??? Cara… tô com um problema assim… do NADA… fui tentar logar na minha loja Magento e ao invés de entrar… voltou ao painel de login… sem erros, nem nada… li em alguns lugares que era um erro no Varen.php.. por causa dos cookies e etc… pra eu comentar as 3 linhas e tal… deu certo! Logay… rs… porém… os clientes não conseguem entrar agora… faz o mesmo com eles… Loga com login e senha corretos e volta a mesma página de login… já tentei várias coisas… sem sucesso… e acontece mais no Google Chrome… alguém com o mesmo problema ou que tenha resolvido problema parecido para me ajudar? Agradeço desde já….

Ronald Koch · 06/02/2018 at 09:20

Conseguiu resolver esse problema? Ja revirei videos, posts, e tudo, fiz algumas alterações sugeridas e nada.
Não loga de jeito nenhum!!!

Diogo · 30/03/2018 at 19:58

desculpa a demora pra responder… fiquei uma semana olhando aqui pra ver se respondiam e nada.. ai nem olhei mais…. cai aqui agora por conta de outro erro por acaso! rsrs

Diogo · 30/03/2018 at 20:01

Um erro recente que me ocorreu foi este: Error parsing header X-XSS-Protection: 1; mode=block, 1; mode=block: expected semicolon at character position 14. The default protections will be applied. …. o site tá funcionando tudo ok… ai quando vou em finalizar a compra… coloco meu login e etc… ai vai pra parte de endereço: Ok! Ai vai pra parte de pagamento… independente de eu escolher: Pagseguro ou Débito em conta…. ele não passa disso e dá este erro… o que pode ser?? TÔ quebrando a cabeça e lendo tutoriais faz um tempo… tá osso! rsrs

Diogo · 30/03/2018 at 20:01

acabei reinstalando de novo… rs

Deixe uma resposta