Sua empresa ainda é pequena e quer começar a vender pela internet. Tudo ainda é muito novo e você não sabe bem o que esperar, apesar de ter pesquisado o mercado. Também não tem muito dinheiro pra investir e valores mais altos carregam um risco maior do que você quer correr.
Sua empresa já tem uma certa desenvoltura na internet, pois você já atua nesse canal há mais de um ano e as pessoas já conhecem e gostam de sua loja, gerando um volume de vendas constante. Você sabe que é a hora de ter a sua própria instalação, com a flexibilidade que isso oferece.
Duas situações básicas, diferentes soluções possíveis. E uma dúvida em comum: o que é melhor, alugar uma loja ou desenvolver a minha própria? O assunto é largo e não será em um rápido post que todas as questões serão resolvidas.
De uma maneira geral, quem ainda está começando e tem muitas dúvidas em relação ao negócio deve buscar uma loja alugada, sem carência e com valores bem mais em conta. Por exemplo, no UolHost, existem planos – baseados em Magento, o mesmo software que usamos aqui na Hydra Studio – entre R$ 49,90 e R$ 149,90, baseado no número de transações mensais e sem limite de produtos. Já na Tray, outra importante referência em locação de lojas, o plano mais em conta – em promoção – sai por R$ 29,90, mas com limite de 50 produtos.
Apesar de geralmente não poder contar com um layout personalizado e não ter acesso aos arquivos da loja, nessa solução praticamente não há investimento no site, além de contar com o suporte dos provedores e um sistema sempre atualizado.
Do outro lado, está o investimento em loja própria, desenvolvida sob medida, com acesso pleno aos arquivos e flexibilidade para mudar de provedor e sem limites para personalização. Essa escolha está diretamente ligada a seus objetivos e ao grau de maturação de seu projeto. É preciso conhecer o mercado para calcular o retorno do investimento a ser feito e ter em mente que depois de pronta a loja ainda precisa de manutenção, já que o sistema necessita de atualizações e melhorias constantes (ainda em julho lançaremos aqui na Hydra Studio os planos de suporte para Magento, variando entre R$ 50,00 e R$ 100,00 por mês, conforme os serviços contratados).
Provavelmente, colocando na ponta do lápis, falando apenas em números financeiros, lojas alugadas são mais vantajosas na maioria dos casos. O grande fator de decisão fica por conta da personalização e da flexibilidade, valores subjetivos portanto. Qual a sua importância? Como mensurá-los? Isso fica pra outro post.