O título já diz tudo: vou comprar briga com os provedores de hospedagem nacionais. Se anos atrás eu cheguei a recomendar um grande provedor (só olhar nos posts mais antigos, eu não apago nada por aqui, nem mesmo quando mudo radicalmente de ideia), desde o ano passado eu tenho recomendado abertamente a Knownhost, onde hospedo meus sites desde 2007. E as razões são bem simples.
- A primeira é o preço – mesmo em épocas de dólar alto, é muito mais barato hospedar sites e lojas virtuais nos Estados Unidos do que aqui. E olha que além do dólar alto, estamos falando do pagamento de IOF. Mesmo assim fica mais em conta, ainda mais se pensarmos que os produtos lá fora são melhores.
- O produto melhor é justamente o segundo ponto – uma VPS na Knownhost sai na faixa de USD 30 por mês enquanto aqui no Brasil é difícil encontrar o mesmo produto por menos de R$ 300,00. Com uma VPS, você tem um ambiente exclusivo para sua loja, sem compartilhar o espaço nem IPs. Assim, o risco de invasão diminui além de ser menor a chance de o IP cair em uma blacklist (por conta de spammers no servidor). Pra completar, ainda tem acesso root, podendo fazer o que quiser com o servidor.
- Aos amantes do cPanel, minhas desculpas, mas eu prefiro o Plesk – quase ninguém oferece o Plesk por aqui, já que quem manda nos provedores nacionais é o cPanel ou os painéis próprios. O Plesk é muito mais completo e agradável (gosto não se discute).
- Pra fechar, o suporte é incomparável – nesse ponto, estou pra ver um provedor nacional que bata o suporte dos americanos. Quando preciso interagir com um suporte de provedor nacional para algum cliente, já me preparo pra esperar dias por uma resposta equivocada. Na Knownhost já estou acostumado: quando abro o tíquete, em questão de minutos, há uma primeira interação, ao menos dizendo que já estão cuidando do meu caso. Até hoje, a imensa maioria dos problemas foi resolvida em menos de duas horas e não me lembro de caso que não tenha sido resolvido.
A única vantagem dos provedores nacionais é o atendimento em português. Sinceramente, você não deveria se preocupar com isso: primeiro porque é uma ótima chance de você aprender e praticar um pouco de inglês. Segundo, porque se você não tem o conhecimento técnico, deve ter alguém pra dar suporte para você. E esse alguém tem que falar um mínimo de inglês.
Portanto, fica a dica: hospedagem de lojas Magento deve ser feito com quem entende e tem condições de dar suporte rápido e ágil. Não adianta depois reclamar que perdeu a loja inteira porque não tinha backup ou porque o provedor não soube trabalhar.