Muita gente me questiona qual é a hospedagem que eu recomendo para o Magento e minha resposta nos últimos anos foi um invariável “não comento hospedagem de lojas virtuais”. Passei a adotar essa estratégia depois que tive vários problemas com provedores nacionais (inclusive um que cheguei a recomendar aqui no blog), especialmente no que se referia a suporte e hospedagens compartilhadas. Acho que chegou a hora de rever esse conceito e recomendar uma empresa séria, a Knownhost.
Sou cliente da Knownhost desde o começo de 2007. Naquela época, tínhamos um serviço de hospedagem de sites e por dois anos, não me acertei com as empresas que nos prestavam serviços. As razões? As mesmas que já relatei, suporte ineficiente, serviço irregular, dificuldades em lidar com os técnicos e qualidade abaixo do que esperávamos (e do que era prometida). Depois de tanto buscar no Google (que sete anos atrás já tinha uma imensidão de empresas de hosting listadas), cheguei até a Knownhost e gostei muito dos planos de VPS, a Virtual Private Server, um espaço isolado, virtualizado, que me dava total controle e tinha um custo acessível.
Desde então, só tenho elogios à empresa. Alguns dos clientes da Gugliotti Consulting têm suas lojas hospedadas lá e também estão satisfeitos com o serviço e os motivos são bem simples e diretos:
- em sete anos como cliente, só enfrentei problemas sérios uma vez, quando todo o datacenter foi derrubado, por uma falha rara em um equipamento na entrada do sistema; foram cerca de 12 horas sem site, e-mail, DNS, sem nada. De toda forma, eles mantiveram os clientes informados minuto a minuto sobre tudo que estava acontecendo e quais providências estavam sendo tomadas.
- na maioria das vezes, os problemas de paradas de serviço foram causados por mim mesmo, brincando com o acesso root; qualquer problema sempre foi resolvido rapidamente pelo suporte.
- rapidez do suporte é pouco para descrever como a Knownhost atende seus clientes. Normalmente, os tickets são respondidos em poucos minutos, ao menos para informar que “já estão trabalhando na solicitação” e dificilmente um serviço deixa de ser resolvido nas primeiras 24 horas.
- você pode escolher entre três diferentes servidores – Califórnia, Texas e New Jersey. Independente de os três estarem situados nos Estados Unidos, o tempo de resposta do servidor é plenamente aceitável e a equação custo/benefício é muito favorável – o custo de uma VPS chega a ser 10% de uma similar no Brasil.
- como os valores são baixos, a flutuação do dólar e o IOF sobre compras internacionais não representam um problema e você não terá surpresas na hora de pagar a fatura. Além disso, você tem 30 dias para testar o sistema e pedir seu dinheiro de volta se não gostar.
- uma VPS-2, com 1GB de RAM, já atende uma loja Magento inicial, sem a necessidade de ficar disputando espaço e memória com outros sites em um ambiente compartilhado.
A única desvantagem é que os técnicos não falam português e os painéis (seja Plesk, que eu prefiro, seja o antiquado cPanel) também estão em inglês no plano básico. É interessante que você, seu time ou quem presta suporte para sua loja tenham um conhecimento básico em inglês, para conseguir se comunicar com o time do Help Desk quando necessário.
Pra que você possa testar o serviço e também tornar-se mais um cliente satisfeito da Knownhost, basta assinar o serviço na página da empresa.