Suporte Magento - imagem: Volker Möhrke

Certo, você acredita que não precisa de uma empresa que possa dar suporte permanente para sua loja Magento. Você faz as contas e imagina que R$ 500,00, R$ 1.000,00, R$ 1.500,00 por mês é muito dinheiro para alguém que “não vai fazer nada”, só “olhar a minha loja virtual” e “corrigir uns pequenos problemas de vez em quando”. Para uma empresa que fatura 10 ou 15 mil reais por mês, isso é um valor muito alto, não dá para gastar.

Posso até concordar com a última afirmação: investir 5 ou 10% do faturamento bruto contratando um serviço fixo de suporte a lojas Magento parece muito e pode ser a diferença de caixa necessária para manter a sua empresa. Se você – e somente se – você estiver nesse caso, terá o meu perdão (estou brincando, quem sou eu para perdoar um lojista!). Mas nos outros casos, tenha uma coisa em mente: você não pode deixar de ter alguém que dê suporte constante em sua loja virtual.

O grande ponto é que só percebemos a importância de um serviço quando ele falta. Estou escrevendo esse artigo algumas semanas antes, exatamente no dia em que o Whats App parou, por conta de uma determinação judicial. Até agora, ninguém havia se dado conta do quando depende do aplicativo. Em poucas horas, os usuários passaram a dar valor e não duvido que, se alguém fizesse uma pesquisa hoje, as pessoas pudessem até mesmo pagar para ter acesso ao serviço.

Se olharmos um suporte apenas pelo lado do custo, R$ 500,00 é um valor alto, para ser sangrado do caixa em algo que está funcionando normalmente. Se olharmos pelo lado das oportunidades de crescimento, ter uma empresa que preste um suporte de qualidade, monitore e atualize sua loja virtual, verifique os possíveis problemas e seja seu braço direito na hora de implementar modificações e melhorias no sistema, a coisa muda de figura.

Será que você não recupera esse valor com um sistema mais estável, com uma empresa que possa ajudá-lo a implementar melhorias ou até mesmo com uma rápida recuperação em caso de problemas?

Assim, pense bem! Qual é o papel de uma empresa de suporte para sua loja virtual? Quem faz essa manutenção? Essa pessoa é competente e tem as qualificações necessárias? A empresa está pronta para agir em um momento de emergência? Se uma loja virtual ficar um dia fora do ar, o prejuízo será sentido imediatamente e será grande. O que você diria de tantas lojas virtuais com erros que ninguém percebe e que resultam em vendas perdidas, carrinhos abandonados e clientes insatisfeitos?

Correndo o risco de soar comercial, mas boas empresas merecem ser recomendadas. Para dar suporte à sua loja Magento, converse com o pessoal da Suporte Magento e da Diamix. Faça uma cotação com eles e não deixe sua loja virtual parar por falta de manutenção.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

Deixe uma resposta