Você já sabe que um tema no Magento é a cara, o visual que sua loja virtual terá. Também já sabe que o desenvolvimento de temas é uma parte sensível, pois se o tema não for construído segundo alguns padrões e boas práticas, há grandes chances de você ter que jogar todo o trabalho no lixo e recomeçar do zero. Mas você sabe quais são os tipos de temas que existem e quando eles devem ser utilizados?
Basicamente, o Magento possui quatro tipos de temas:
1) o tema Base/Default
O tema Base/Default é aquela cara padrão do Magento. Ele é fornecido juntamente com a plataforma e como o próprio nome diz, é a base do sistema, o tema que serve de suporte a todos os outros temas que serão instalados ou utilizados em sua loja virtual. Ele até poderia ser utilizado como o layout de sua loja, mas certamente você há de convir que ele não é pra isso e que sua loja não seria muito agradável para seus clientes.
Como já cansei de dizer aqui no blog e nos cursos de Magento, você não deve alterar o tema Base/Default, uma vez que ele recebe as atualizações da plataforma e deve permanecer inalterado, mantendo a integridade do sistema.
2) Temas Gratuitos
Apesar da oferta não ser muito grande e a qualidade desses temas não ser das melhores, há temas gratuitos para Magento, como os já disseminados Classic e Absolute. Esses temas são bastante utilizados, mas podem servir para o momento inicial, onde você quer apenas testar a ideia e não tem certeza do retorno do investimento. Para localizar esses temas, basta fazer uma visita nas principais lojas de temas ou então procurar no Google.
3) Temas Prontos
Os temas prontos são os mais comuns, vendidos em lojas de temas como Hello Themes, Templates Master ou Templates Monster. Normalmente são temas mais elaborados e oferecidos em diversos segmentos, como eletrônicos, joias, vestuário etc. O valor de aquisição varia bastante, porém costuma ficar na casa dos USD 200 a USD 400, para utilização em um domínio. Por serem vendidos em escala – o que significa que sua loja não será a única a ter aquele tema instalado -, o custo com o tema cai bastante.
Além disso, na maioria das vezes o código-fonte é disponibilizado, o que permite que você adapte o tema às suas necessidades, fazendo com que na prática ele seja exclusivo de sua loja virtual.
4) Temas Personalizados
Já a última categoria de temas para Magento são os temas personalizados. Eles são desenvolvidos sob medida para sua loja virtual e portanto custam mais caro, já que é necessário arcar com a concepção da ideia e o design, além da codificação em si. Geralmente um tema personalizado garante que a sua loja virtual será a única a utilizar aquele tema, além de ter sido feito sob medida para o seu público.