Você já sabe que um tema no Magento é a cara, o visual que sua loja virtual terá. Também já sabe que o desenvolvimento de temas é uma parte sensível, pois se o tema não for construído segundo alguns padrões e boas práticas, há grandes chances de você ter que jogar todo o trabalho no lixo e recomeçar do zero. Mas você sabe quais são os tipos de temas que existem e quando eles devem ser utilizados?

Basicamente, o Magento possui quatro tipos de temas:

1) o tema Base/Default

Tema Base/Default no Magento - imagem: reprodução

O tema Base/Default é aquela cara padrão do Magento. Ele é fornecido juntamente com a plataforma e como o próprio nome diz, é a base do sistema, o tema que serve de suporte a todos os outros temas que serão instalados ou utilizados em sua loja virtual. Ele até poderia ser utilizado como o layout de sua loja, mas certamente você há de convir que ele não é pra isso e que sua loja não seria muito agradável para seus clientes.

Como já cansei de dizer aqui no blog e nos cursos de Magento, você não deve alterar o tema Base/Default, uma vez que ele recebe as atualizações da plataforma e deve permanecer inalterado, mantendo a integridade do sistema.

2) Temas Gratuitos

Apesar da oferta não ser muito grande e a qualidade desses temas não ser das melhores, há temas gratuitos para Magento, como os já disseminados Classic e Absolute. Esses temas são bastante utilizados, mas podem servir para o momento inicial, onde você quer apenas testar a ideia e não tem certeza do retorno do investimento. Para localizar esses temas, basta fazer uma visita nas principais lojas de temas ou então procurar no Google.

3) Temas Prontos

Tema Magento - imagem: worldsharing.bizOs temas prontos são os mais comuns, vendidos em lojas de temas como Hello Themes, Templates Master ou Templates Monster. Normalmente são temas mais elaborados e oferecidos em diversos segmentos, como eletrônicos, joias, vestuário etc. O valor de aquisição varia bastante, porém costuma ficar na casa dos USD 200 a USD 400, para utilização em um domínio. Por serem vendidos em escala – o que significa que sua loja não será a única a ter aquele tema instalado -, o custo com o tema cai bastante.

Além disso, na maioria das vezes o código-fonte é disponibilizado, o que permite que você adapte o tema às suas necessidades, fazendo com que na prática ele seja exclusivo de sua loja virtual.

4) Temas Personalizados

Já a última categoria de temas para Magento são os temas personalizados. Eles são desenvolvidos sob medida para sua loja virtual e portanto custam mais caro, já que é necessário arcar com a concepção da ideia e o design, além da codificação em si. Geralmente um tema personalizado garante que a sua loja virtual será a única a utilizar aquele tema, além de ter sido feito sob medida para o seu público.

 


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

Deixe uma resposta