Como vocês já sabem, o Magento foi lançado em março de 2008, com apenas uma versão, a versão gratuita. A Community Edition, como é chamada, traz excelentes funções nativas e não tem custo de licença, mas não conta com suporte, sendo oferecida “como está”: se o lojista não tem experiência com Magento, ele deve contratar um desenvolvedor ou empresa que possa instalar e dar suporte à loja virtual.
Já que não ganha nada com a Community Edition, a Magento precisava de uma fonte estável de renda (afinal, desenvolvedores precisam comer!). A galinha dos ovos de ouro da Magento chegou em 2009, na forma da Enterprise Edition – uma versão paga (hoje, a licença anual dela varia entre 14.420 dólares e 49.990 dólares), que conta com o suporte da Magento Inc. e uma série de Partners ao redor do mundo para auxiliar na instalação e desenvolvimento.
Já havia pensado nesse post no começo de 2011, quando recebi os arquivos de uma versão de testes da Magento Enterprise, mas sempre acabei adiando. Agora fiz a instalação e compartilho com os leitores o que a Magento Enterprise tem de diferente da Magento Community. Vou me concentrar nas funções para o lojista, já que há uma série de módulos na periferia do próprio Magento que fazem com que a versão Enteprise seja ainda melhor (como um cache melhorado, por exemplo).
1) gestão de retorno de mercadorias (RMA)
A Enterprise Edition traz um controle nativo de mercadorias a serem retornadas para o lojista. É parte daquilo que se chama logística reversa, ou seja, o cliente comprou uma camiseta e ela não serviu; ele deseja devolver para a loja e portanto precisa ter os mecanismos para isso. Na Enterprise, você gerencia isso e ainda pode personalizar os campos a serem informados.
2) Embrulhos pra presente
Você pode cadastrar diferentes papéis de embrulho para presente e dar essa opção para o cliente na hora da compra.Ele pode ser cobrado e você pode incluir imagens para que o cliente possa escolher seu papel de embrulho.
3) Cartão de presente
Há mais uma opção de tipo de produto no Magento Enterprise: o cartão de presente.Ele é um cartão pré-pago que pode ser trocado na loja, quase como um cupom de desconto. O cliente carrega no valor desejado e dá para a pessoa que vai receber o presente. Ela vai à loja, escolhe os produtos e informa o código do cartão de presente, obtendo o crédito. Ele é tratado como um tipo de produto à parte, mas é um produto como um outro qualquer, que pode ser vinculado a categorias e também ser listado como relacionado ou em vendas cruzadas. Ele pode inclusive ser criado direto do painel de controle e enviado para um cliente por e-mail (se você quiser por exemplo dar um presente para seus clientes).
4) E-mails automáticos em certas condições de clientes
Você pode programar diversas regras para que sejam enviados e-mails automaticamente em certas condições de carrinho ou lista de desejos dos clientes. Não testei essa funcionalidade, mas o princípio é simples: sempre que uma regra de desconto casar com uma situação do cliente (por exemplo, um desconto de 10% para um produto que o cliente tenha adicionado em sua lista de desejos), o sistema enviará um e-mail automático convidando o cliente a saber mais sobre aquela promoção.
5) Log automático das ações no painel de controle
Na Enterprise, todas as ações e modificações são logadas automaticamente, criando um histórico completo de tudo que é feito pelos diversos usuários. E se for preciso economizar espaço, é possível definir quais ações serão registradas e quais não precisarão de acompanhamento.
6) Vendas exclusivas
Você pode querer vender seus produtos apenas para determinadas pessoas ou apenas para quem já for cadastrado em sua loja virtual. É possível até mesmo criar uma loja exclusiva (usando o recurso de multi-lojas) e restringir a venda apenas naquela loja, deixando a sua loja funcionando normalmente.
Aliás, vendas exclusivas serão uma arma fundamental para cativar o cliente enfrentar a concorrência. Você pode oferecer produtos e preços diferenciados para aqueles que já são seus clientes, dando-lhes motivos para continuar com você, criando uma relação de longo prazo. Não é difícil de fazer, mas é preciso estar aberto e com olhos e ouvidos atentos para entender o que o seu cliente está buscando e quanto quer pagar por aquilo.
1 Comment
LigiaDiguinho Lidigo · 21/07/2012 at 14:04
Gostei do post sempre quis saber a diferença das versões do magento parabens André pelo post, continue assim que nós leitores sempre estaremos lendo suas novidades ok.