Sim, finalmente consegui testar o Magento 2 no sentido de ter feito minha própria instalação. E não foi tão fácil como eu gostaria – embora os maiores problemas foram causados por mim mesmo, como vou explicar a seguir. De todo modo, finalmente consegui instalar o Magento 2 do zero, depois de ter feito um teste meses atrás, ainda na versão em desenvolvimento e em cima de um WAMP, como expliquei no post “Minhas impressões sobre o Magento 2 (não, ainda não!)”.
Meu primeiro problema foram os requisitos do Magento 2. Tenho uma VPS na Knownhost, porém sempre uso versões mais conservadoras, por se tratar de um ambiente de produção, o que significa que ela não atende ao Magento 2. Meu Wamp na máquina de trabalho também não atendia e não consegui incrementar os recursos. Por conta disso, parti para uma VM, em cima do Virtualbox, tudo isso para conseguir testar o Magento 2.
(Acho que você não vai ter problemas com isso, a própria Knownhost já utiliza versões mais novas do PHP e do MySQL em suas novas contas; fui eu quem não atualizou na minha própria VPS. Além disso, você pode fazer muitas coisas diferentes do que eu fiz e, provavelmente, percorrer caminhos muito mais fáceis)
Há muitos anos, a minha distro de preferência para servidores Linux é o CentOS. O problema (ou seria diferencial) é que muita coisa nele é bloqueada e muita coisa tem que ser instalada à parte. De qualquer forma, parti de uma máquina com PHP 5.6 e MySQL 5.6, já com boa parte dos bloqueios resolvidos. Subi os quase 200Mb de arquivos do Magento, criei o banco de dados e comecei a rodar o processo de instalação (que no meu caso, está em um endereço local, chamado dev.magento2).
Aceitei os termos e fui adiante. Mesmo tendo deixado tudo em ordem, ele ainda me pediu uma modificação no php.ini (para mudar o registro always_populate_raw_data para -1) e a instalação do php-intl. Não sei como andam os php.ini dos provedores convencionais, mas se eles não tiverem essa chave definida como -1 e não derem a opção de customizar o php.ini para seu site específico, bye bye, Magento 2. Verifique com seu provedor.
Tudo certo! Seguem os passos convencionais, quase iguais ao que o instalador do Magento 1 trazia. Primeiro o banco de dados.
Depois, os dados do website. Perceba que o próprio Magento já gera um endereço de administração personalizado, aprendizado das brechas de segurança que um endereço padrão trouxe para a primeira versão.
No Magento 1, essa tela era a primeira. Agora há também a possibilidade de customizar os módulos que serão instalados.
Por fim, os dados do administrador.
E a instalação propriamente dita. Ainda tive uns problemas nessa etapa, por culpa das restrições do CentOS. Não foi culpa do Magento, mas ele sempre tem que levar uma parte da culpa! O erro que ele me apontava não tinha nada a ver com a ausência de permissão de escrita, o que me fez perder uns bons minutos.
Lembre-se que o endereço dev.magento2 é fictício. Defini para uso apenas com minha máquina virtual, em minha rede.
Aí, começamos a brincadeira com o Magento 2 em si. Bom, aqui posso voltar ao que eu já tinha visto em outras lojas demonstrativas mas estava esperando conseguir eu mesmo instalar para poder expor minhas opiniões. Antes que atirem as pedras, vou fazer uma declaração: trabalho com Magento desde 2008 e sempre gostei muito da plataforma. Porém, infelizmente, a Magento Inc. não tem feito a parte dela e a cada dia que passa, sinto mais inclinado a buscar outras opções no mercado. Opções que sejam mais completas desde a base e não precisam de N módulos, feitos por desenvolvedores que não primam pelo zelo em seus trabalhos.
Depois de cinco anos de desenvolvimento, o Magento 2 é mais do mesmo. Certo, entendo que mudou muita coisa, entendo que existem coisas novas dentro dele, como a adoção do Bootstrap, o enterro de Prototype/Scriptaculous (que Deus os tenham), a adoção do Composer. Provavelmente, o código também deve ter mudado (não consegui ainda ir a fundo em como ele está estruturado). O que vou falar aqui é do ponto de vista do lojista e não do desenvolvedor.
O painel me traz a ideia de que as coisas apenas mudaram de lugar e pra pior. Um dos itens que eu mais tenho dificuldade ao lidar com o lojista são os tipos de produtos. Posso dizer com três livros escritos: é muito complicado de explicar para o lojista que ele primeiro precisa construir a coleção de produtos simples para depois atrelá-los a um produto configurável. Na cabeça do lojista, um produto com N cores e N tamanhos continua sendo um produto. Há formas de se melhorar isso, investindo em um novo construtor de produtos, mas ele não está no Magento 2.
Outro exemplo são as categorias. Qual é a diferença entre Categoria Raiz e Sub-Categoria? No Magento, nenhuma. Mas isso continua ali, exatamente como a tela de edição de categorias continua intocada, apenas com uma maquiagem. Outras tantas funções simplesmente mudaram de lugar, para confundir quem já mexia no M1 e agora quer ir pro M2, sem acrescentar nada.
Pra complicar, estou escrevendo esse post no final de janeiro e neste momento, não há módulos que façam a integração do Magento 2 com os Correios ou com os principais métodos de pagamento. Ou seja, usar Magento 2 no Brasil hoje é inviável. A outra questão é: por quanto tempo isso vai continuar assim? Confesso que por um tempo eu quis que a minha profecia estivesse errada (de que o Magento 2 levaria vários meses para estar apto a ser usado no Brasil), mas acho que isso não vai acontecer.
Talvez eu esteja sendo um pouco duro, até porque esperava muito mais do Magento 2. Ele me fez sentir novamente na versão 1.0, lá em 2008, quando tudo no Magento era complicado e se perdia muito tempo. O que vocês me dizem? Como vocês estão usando o Magento 2?
21 Comments
Alex G. de Andrade · 15/02/2016 at 11:42
Boa tarde André, olha compartilho da mesma opinião o que era para se tornar melhor esta ficando mais complicado e não vejo muito futuro também, já passei por diversas versões do magento, atualmente estou na 1.9.2.2 por motivos de segurança tive que atualizar diversos módulos me causando a maior dor de cabeça pois até os desenvolvedores dos módulos não tinham a versão atualizada. Na versão 2.0 os módulos estão demorando para serem lançados, então acredito que não terá um impacto tão positivo que possa atrair muitos olhares e fazer com que atualizemos o nosso.
V.P. · 09/03/2016 at 15:35
Até o momento ainda não estão disponíveis essas integrações né?! (pagseguro pelo menos não consegui). Alguma novidade animadora?
Maicon Monttozo · 30/03/2016 at 00:45
Poxa, depois de instalar a versão do magento no meu website (versão 2.0.2), o painel de controle ficou todo desconfigurado, aparecendo apenas os links sem formatação nenhuma. Não consigo clicar em nada ou fazer qualquer alteração. Alguém mais que compartilhou desse problema pode me ajudar a resolver?
Andre Gugliotti · 30/03/2016 at 07:57
Maicon, você atualizou do Magento 1 pra Magento 2? Fez isso direto na loja em produção sem antes testar em um ambiente de homologação? :). De todo modo, o que você descreveu é erro ao carregar arquivos de CSS e JS, verifique se os links estão corretos.
Maicon · 30/03/2016 at 08:12
Bom dia André. Não fiz em ambiente de produção não. Iniciei uma nova instalação do zero. Foram enviados todos os arquivos e na primeira execução ocorreu tudo bem. Quando entrei no painel de admin não conseguia clicar em nada do menu. E agora está tudo desconfigurado. Link http://www.evoti.com.br. com.br/lojavirtual
Fabi · 17/06/2016 at 05:30
Ah.. aconteceu isso cmg tb.. depois de um tempinho tentando entender pq apareciam tantos erros de js e css, descobri na net que vc precisa, ANTES de abrir o admin, mas após a instalacao, deletar os arquivos de cache e alterar uma linha no codigo, nesse link: http://magento.stackexchange.com/questions/64857/css-and-javascript-files-are-not-loading-after-magento-2-installation
A ultima resposta (Muhammad Azeem) descreve o que fazer..
Seguindo a explicação do moço, vc vai conseguir rodar a loja e abrir o admin normalmente
Quanto a fazer o update de versão e trazer com ele o tema da 1.x para a 2.x, segundo a propria documentacao, nao é possivel e o front todo vai pro espaco msm..
Danilo Silva · 02/09/2016 at 11:31
Cara,
Parabéns pelo seu post! Depois de um ano, satisfeito por sinal, resolvi migrar da platafomar Prestashop pra o Magento devido a diversas integrações a outros softwares que a Magento possui e a Prestashop não. Vi que que foi liberado a versão 2 da Magento e pelo que vi e li andaram elogiando muito porém, antes mesmo de fazer a instalação da versão nova, fui pesquisar a respeito dos módulos que preciso para a mudança de plataforma funcionar como está e li no seu post e ainda hoje (02/09) não há os principais módulos para versão 2.0 por esse motivo, vou instalar a versão 1.9.x
Minha dúvida é, será possível num futuro não distante fazer a total migração da versão 1 para 2 sem “dor-de-cabeça”? Na sua experiência o que você acha?
Obrigado e parabéns pelo seu post.
Andre Gugliotti · 05/09/2016 at 16:16
Danilo, ainda não sei dizer muita coisa sobre “migrações bem sucedidas de M1 para M2”, 🙂
Rildo Hoffmann de Paula · 20/09/2016 at 04:37
Bom Dia Andre. Poderia e tirar algumas duvidas? Estou querendo iniciar uma rede, preciso de uma plataforma Mãe e varias filhas, no Magento pelo que vi daria pra fazer isso, criando uma instalação e multi-sites. Eu quero uma instalação só, mas preciso de varias lojas independentes, mas que compartilhem algumas coisas. Por ex gostaria de receber todos os pedidos direcionados a loja principal para que eu sozinho possa receber os pedidos de todas as lojas mesmo elas sendo independentes pois eu que enviaria os produtos para todas. Há algum modulo que escola o preço mais barato nas minhas próprias lojas e mostre para o cliente? Eu queria algo tipo assim: O Cliente acessa uma loja principal entra em uma categoria que ele queira, por exemplo ele escolhe um celular, gostaria que essa plataforma fizesse uma busca nas minhas lojas e mostrasse para o cliente o preço de todas, por ex, se o celular estivesse disponível em 2 das minhas lojas o cliente poderia escolher o mais barato e adcionar em um carrinho que seria compartilhado com todas as lojas. Também Gostaria de saber qual seria a melhor versão para eu iniciar, pois pelo que vi as mais recentes não tem muitos módulos… Vi no Fórum que a melhor seria a 1.7.0.2, que a gente tem mais liberdade de escolher entre milhares de módulos, disseram que as mais recentes ainda são inviáveis. Gostaria de saber se isso é verdade. por qual eu começo? Vou iniciar os teste no Xampp ou no Wamp Também estou na duvida, qual dos dois seria mais adequado? Outra duvida, se eu comprar um tema responsivo e depois resolver comprar outro tema melhor eu teria dificuldade para fazer a mudança? Pois normalmente as coisas mudam de posição mais acabam usando os mesmos dados, eu teria que iniciar tudo do zero para trocar o tema por um outro mais avançado ou so teria que fazer alguns ajustes mais fáceis? Muito Obrigado.
Andre Gugliotti · 20/09/2016 at 07:54
Rildo, entre em contato, por favor, para receber um orçamento para consultoria de negócio.
David · 27/11/2016 at 07:12
Oi André, utilizo Magento para minhas Lojas há 4 anos. Sou desenvolvedor e estou bastante inclinado a migrar de plataforma por todos esses problemas com de versionamento do Magento. Em uma parte do seu post você citou que está inclinado outras plataformas como opção. Levando em consideração tudo que temos em Magento, você conseguiu se decidir sobre essa nova opção? Pergunto isso pois sempre leio comentários de amantes do Magento e Haters do Magento.. rsrss.. e a maioria das discussões são mais pelo ego do desenvolvedor do que pela plataforma em si.
Bom, fico aguardando uma resposta sua. Obrigado.
Andre Gugliotti · 28/11/2016 at 06:40
David,
Sigo trabalhando com Magento 1, sei um pouco do Magento 2 (não implementei nada com ele ainda, pois não o ofereço comercialmente, não o vejo pronto pro Brasil) e tenho dedicado esforços ao PrestaShop, especialmente agora na nova versão 1.7, que utiliza o Symfony.
Não estou deixando o Magento, continuo achando uma ótima plataforma quando bem implementada, mas o mercado evolui (e o Magento infelizmente não). A menos que venha um Magento 3 muito modernizado, em alguns anos, ele não será mais o líder (infelizmente).
David Borges · 10/12/2016 at 06:25
Obrigado pela resposta André! Realmente acredito que o 2.0 ainda será uma boa plataforma, mas todas as discussões que vejo lá fora sobre o assunto mostram as mesmas percepções que temos aqui, NÃO É A HORA. Vou planejar um teste mais realista no segundo semestre ou quem sabe em 2018, até lá vou seguir com o 1 e olhando para os lados para acompanhar a evolução do presta, opencart, woocommerce etc. É isso aí… obrigado mais uma vez e boa sorte pra todos nós! rsrs
Marco Garcia · 19/02/2017 at 23:16
Fiz umas 6 lojas em Magento e sinceramente não gostei. De modo geral: Não gostei. Simples assim. Infelizmente é tudo muito complexo. Uma simples alteração envolve uma complexidade sem necessidade (meu ponto de vista). O que poderia ser simples, é automaticamente complicado na plataforma. Para lojas simples, não recomendo. Meu próximo projeto vou de PrestaShop.
Luiz Fernando Tomazela · 31/03/2017 at 11:04
Ótimo post!
estou na espera de um livro Temas para Magento 2! rs*
abraço
Leôncio De Assis Ribeiro · 18/04/2017 at 20:32
Joomla! ;D
Fabricio · 01/06/2017 at 14:33
A complicação tem a ver com segurança amigo. Existem outras plataformas muito mais simples no mercado, porém nem tanto seguras.
Isabela Cristina Souza · 04/06/2017 at 13:18
Parabéns, ótimo post, pena que só li depois de comprar um tema caríssimo kk 🙁
Cyborg from the Future · 06/06/2017 at 09:22
Muito legal o seu post. Você sabe me dizer se conseguiu tbm mudar o tema da loja?
Filipe · 13/10/2017 at 12:30
Boas André,
Fiz a instalação do magento 2 num servidor com Centos 7, mas não estou a conseguir fazer pedidos por rest.
A sua instalação funciona bem? Teve de fazer alguma configuração diferente no servidor para além das bibliotecas do php para fazer a instalação?
Wilson Celeste · 20/02/2018 at 11:58
André, bom dia. Vc ajudou a gente desenvolver a BitCão em M1 há alguns anos atrás. Nós agora estamos querendo refazer a loja e pensamos em M2. Vc ainda não recomenda a sua utilização?