O Magento Commerce vem com uma série de funcionalidades nativas, direto ao tirar da caixa. Basta instalar o software pra contar com gerenciamento completo de usuários, configuração de ofertas e descontos, controle de clientes e relatórios, entre tantas outras. Mas ser completo nunca foi – e segundo o Roy Rubin, CEO da Magento Inc., não será – a intenção dos desenvolvedores do software. Dentro do conceito de escossistema, há uma série de funcionalidades extras e customizações infinitas que só podem ser alcançadas com módulos de expansão.

Cerebrum - imagem: cerebrum.com.brUma das principais fontes (se não a principal fonte) é o Magento Connect, o serviço de módulos para Magento disponibilizado pela própria empresa. Ali é possível encontrar centenas de módulos – gratuitos e pagos – acessíveis e instaláveis com poucos cliques, a partir da interface disponível na própria loja virtual. A ideia desse post no entanto é apresentar uma empresa brasileira de desenvolvimento de módulos para Magento, a Cerebrum.

Posso estar enganado (espaço para comentários lá embaixo), mas a Cerebrum é a única empresa brasileira especializada em módulos para Magento e conta com uma gama completa de opções, abrangendo os principais meios de pagamento – há módulos para Cielo, Redecard, American Express, os principais boletos, além dos serviços de verificação de segurança, como FControl e ClearSale -, meios de envio como transportadoras e os Correios e módulos adicionais, como integração com o Google e atendimento online.

Como eu disse, há outras empresas que desenvolvem módulos, mas no meu entender a Cerebrum foi a única que fez disso o seu negócio principal, investindo em portfólio e em atualização dos seus produtos. Aliás, aproveitando o post, seguem alguns conselhos na hora em que você for comprar o seu módulo para Magento (seja no Brasil, seja no exterior):

  • verifique exatamente qual é a sua necessidade e quais requisitos o módulo deve atender. É sempre mais fácil decidir (ou receber ajuda caso necessário) se você souber exatamente quais funções são necessárias no módulo desejado
  • verifique a compatibilidade do módulo com a versão instalada; mesmo entre as modificações menores há chances reais de que os módulos deixem de funcionar
  • confira como funciona a licença adquirida: se ela permite instalação em um único domínio, se é múltiplos domínios, se há possibilidade de personalização ou se é obrigatória a exibição de anúncios ou disclaimers
  • cheque o suporte técnico e sua disponibilidade: há atendimento apenas por e-mail, tíquetes ou telefone, o quanto eles são ágeis em responder às dúvidas e pedidos de suporte
  • verifique qual é a política de devolução em caso de insucesso; isso não deveria acontecer, mas seguidamente um módulo funciona bem em um servidor, mas não funciona em outro (por diferenças nas configurações, por exemplo, ou bloqueio dos provedores)

André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

5 Comments

Lucas Negri · 16/08/2012 at 14:28

Esse módulo deles é uma bosta! Comprei e me arrependi profundamente.

Andre Gugliotti · 16/08/2012 at 14:34

Acho q vc poderia ter um pouco mais cuidado com o linguajar, não?

Lucas Negri · 16/08/2012 at 14:38

Perdi a paciência com eles, já. Não poupo mais termos.

Isabela · 11/11/2014 at 09:17

Sim, este módulo é uma bosta

Andre Gugliotti · 11/11/2014 at 09:55

Isabela, você também deveria ter um pouco mais de cuidado com o linguajar. Isso não ajuda os outros usuários e ainda desqualifica a tua opinião.

Deixe uma resposta