No final do ano passado, deixei de trabalhar diretamente com desenvolvimento para focar em consultoria, em comércio eletrônico e marketing digital. Eu já vinha percebendo, há um tempo, a dificuldade de se arrumar bons profissionais em Magento, comprometidos e cientes de que não se aprende Magento do dia pra noite e que os bons profissionais no software requerem um longo período para estarem prontos.
Sinceramente eu não me imaginava que em seis meses a situação pioraria tanto. A maior parte das empresas e dos profissionais segue com muito mais serviço do que dá conta e pegando serviços que sabe que não pode cumprir. Desde fevereiro, estou dando consultoria para a Maguis, como sempre comento aqui no blog, mas ainda atendo diretamente e recebo muitas – muitas mesmo – consultas e pedidos para avaliação de lojas abandonadas. Sim, lojas abandonadas. É impressionante o número de empresas e profissionais free-lancers que estão sendo contratados para fazer lojas virtuais Magento e somem! Desaparecem durante o desenvolvimento, sem nunca dar retorno ou garantir o serviço feito.
Não pensem que pra mim isso é ótimo, porque me dá mais serviço. É extremamente desagradável quando eu tenho que atender clientes que têm lojas virtuais “pela metade” ou condenadas por práticas esdrúxulas de desenvolvimento, como não separar o tema e modificar o próprio tema padrão. Muitas vezes a loja não tem o mínimo de confiabilidade e precisa ser refeita do zero. Como vocês acham que me sinto sabendo que um cliente gastou cinco, dez, doze, às vezes vinte mil reais numa loja virtual inútil? Pior, que vai precisar investir novamente essa quantia para ter enfim sua loja virtual? Não é nada agradável, posso garantir.
Então, você que é desenvolvedor, abre seus ouvidos e escute: Não se aprende Magento em poucos dias! Não se consegue fazer módulos ou plugins apenas por saber PHP! Não se faz um tema da mesma forma que se faz em WordPress! Não, você não pode vender uma loja Magento sem nunca ter feito uma loja Magento antes! Se você já sabe mexer com Magento, lembre-se que existe uma capacidade de produção: não tente carregar mais do que os seus braços aguentam.
E você que tem uma empresa que vende lojas Magento, tudo o que foi falado acima continua valendo. Não se formam profissionais em um dia, invista já. Se não há cursos, monte uma palestra na universidade mais próxima e comece a despertar os talentos. Prepare sua equipe para crescer porque esse boom do comércio eletrônico só está no começo e ao que tudo indica o Magento também. Pode apostar!
17 Comments
Jorge · 15/06/2011 at 14:48
Olá André Gugliotti, a pergunta deveria ser outra, onde está às empresas sérias para o profissional magento poder atuar.
Eu sou sênior em magento, e para atingir um alto nível, este profissional deve ser especializar em muitas linguagens de programação, frame work, zend, scriptaculos, jquery, prototype, ter conhecimento de layout, usabilidade, seo, analise de vulnerabilidade, e outras manhas que somente quem já desenvolveu em magento sabe, o quanto magento é complexo.
Alguns trabalhos executados por mim:
http://www.babyforever.com.br
http://off7usa.com/
http://rrmaquinas.sytes.net/
Fora que este profissional deve ter um amplo conhecimento sobre os servidores de hospedagens, servidores dedicados, saber modificar o sistema de cache nativo do magento, para aumentar o desempenho.
O magento se comporta diferente a cada servidor, a cada vez que se migra de servidores, novos problemas aparecem muitos não é postos na comunidade, ai que entra a sabedoria do profissional.
Resumindo, tudo isto custa dinheiro, e o que eu tenho visto no mercado de trabalho o seguinte fato:
Está cheio de empresas picaretas e espertalhonas! Que fecha negocio usando a plataforma magento, sem ter contratado uma boa mão de obra e sem ter conhecimento, apenas por modismo ou por solicitação do cliente ou ganância mesmo, recebem o dinheiro do cliente na frente (uma boa plataforma e magento se negocia em torno de R$20.000 a 30.000), e depois fica desesperada a procura de alguém para apagar o incêndio quando o prazo começa a apertar.
E quando encontra, querem tratar este profissional como um sobrinho, pagando migalhas, para limpar a sujeira.
Sabe o que acontece com o profissional de alto nível em magento?
Ele vira empreendedor e deixa de ser um mero empregado, afinal qualquer um pode ter uma ponto.com com baixo custo possível.
A WEB e democrática, e a demanda por ecommerce cresce a cada dia.
Quando as empresas adotarem uma política mais seria e perceberem que um programador magento está num nível acima do programador comum de php, e valorizar este profissional, ai as coisas vão melhorar.
Abraços e bons negócios
André Gugliotti · 15/06/2011 at 15:41
@Jorge
Concordo com boa parte do q tu disseste…
E como tu mesmo sabes, estão faltando profissionais Magento no mercado. Se quiseres mandar um currículo por e-mail ou me adicionar no Linkedin, será bem-vindo.
FCamillo · 16/06/2011 at 13:37
Cara vc é muito Bom!!!!!!
Cristiano · 20/10/2011 at 14:38
O Jorge está certíssimo, as empresas querem tirar proveito de tudo e esquecem que mais cedo ou mais tarde este sujeito vira as costas e vai embora. Brasil é uma grande revolução social onde temos que reclamar e lutar contra picaretas!!!!
Danillo Leite · 12/12/2012 at 03:51
Procuro um programador para Freela, desenvolver um modulo de faixa de ceps. se o cep do cliente estiver na faixa cadastrada tem entrega, se não só retirando na loja.
quem estiver afim me procure.
mamonalta arroba hotmail ponto com
abs
Glozan Igor · 14/01/2013 at 17:02
Procuro programador magento para emprego fixo. Favor entrar em contato. Obrigado!
Andre Gugliotti · 14/01/2013 at 17:16
Olá, Glozan. Obrigado pela lembrança, mas eu não sou programador Magento, logo não posso te atender. Coloque um aviso na Comunidade Magento ou então na lista de e-mails bargentobr no Google Groups. Boa sorte!
Fabio Ancioto · 16/01/2013 at 17:44
Boa tarde Glozan, sou programador magento, passe seu telefone para eu entrar em contato.
Fernando Christoff · 22/01/2013 at 22:20
Estou com algumas alterações simples para fazer em meu site magento e preciso de um profissional. Fico no aguardo. Obrigado
Bruno Monteiro de Souza · 25/01/2013 at 03:57
Fernando, sou programador PHP com experiência em Magento. Tenho uma empresa de desenvolvimento web, estou atuando em projetos magento esse mês de janeiro.
Bruno Monteiro de Souza · 25/01/2013 at 03:58
Danilo, me adiciona e conversamos sobre seu projeto. Desenvolvo para magento.
Edson Wagner Rodrigues Júnior · 15/03/2013 at 14:58
Isso é a realidade do mercado isso aconteceu comigo e encontro uma barreira que não imaginava, preciso de programador de Magento para manter o que tenho e desenvolver outra plataforma contato ewrjunior@gmail.com
Giliarde Alberto · 15/04/2013 at 02:16
Procuro especialista o programador de modulos para Magento no Brasil.
Giliarde Alberto · 15/04/2013 at 02:21
Procuro especialista o programador de modulos para Magento no Brasil.
Rafael Almeida · 19/04/2013 at 18:16
Boa tarde Senhores(as).
Meu nome é Rafael, trabalho na DocPix.net com o gerenciamento de conteúdo e criação de websites.
Estamos em busca de parceiros especialistas em Magento Commerce que tenha total conhecimento para a realização dos seguintes serviços:
#1 Instalação da plataforma Magento em nosso servidor (liberaremos o cpanel para isso);
#2 Instalação de tema pronto (comprado por nós no "themeforest", "templatemonster" ou outro de sua preferência). Nós faremos a criação dos banners e textos para páginas institucionais;
3# Instalação de plugins necessários para perfeito funcionamento de vendas online, incluindo método de pagamento pelo PagSeguro e cálculo automático de frete pelos Correios, por exemplo;
4# Em alguns casos o Magento deverá rodar com SSL (https://www..);
5# Cadastro de 3 produtos de Teste;
6# Garantir o funcionamento da loja virtual e todo processo de compra online;
A manutenção da loja, cadastro de produtos, banners, páginas, etc.. fica por nossa conta.
Por favor, me informe o valor total do serviço e o prazo para entrega do e-commerce em pleno funcionamento.
Atualmente, recebemos diversos pedidos de desenvolvimento de E-commerce, porém até o momento viemos recusando porque nosso foco esta no desenvolvimento de sites, blogues e sistemas.
A nossa ideia é conseguir uma parceria sólida, que tenha domínio sobre o Magento para fazer isso facilmente. Assim terceirizaremos todos os nossos pedidos de E-commerce.
Aguardo Retorno.
Contato: rafael@docpix.net
Att,
Rafael Almeida
Aztime Webmaster · 25/05/2015 at 21:13
Estamos passando por isso, precisamos de um profissional Magento para fazer alterações na loja, a empresa que desenvolveu não sabe fazer e empurrou a bronca, sem dar suporte e passando o acesso ftp dizendo em outras palavras, se vira. Se alguem poder ajudar por favor: webmaster.aztime@gmail.com Obrigado desde já.
Allan P. Franck · 27/04/2017 at 10:55
Jorge, teria um contato para podermos conversar? Tenho uma Agência e estou procurando desenvolvedores magento. Segue meu contato: 47 99605-7014 / Skype: allanpilla